sábado, 30 de junho de 2012

Agricultora paraibana de 40 Anos está grávida de quíntuplos


Agricultora da PBA agricultora sertaneja Maria da Silva, 40, moradora da zona rural de Pombal, no Sertão paraibano, está grávida de quíntuplos. A surpresa foi descoberta na última quinta-feira, quando ela fez um exame de ultrassom que comprovou a existência de cinco sacos gestacionais.
De acordo com os geneticistas, a chance de acontecer uma gravidez desse tipo, sem que se tenha feito tratamento de fertilização, é de uma a cada 40 milhões de mulheres. A gravidez é considerada de alto risco. Moradores do município farão campanha para ajudar na compra do enxoval para os bebês.
De acordo com a agricultora, que está com um mês e meio de gestação, o tamanho da barriga foi o que lhe causou a desconfiança de que se tratasse de mais de um bebê. ”Eu tenho um filho de 11 anos de idade e pela experiência de mãe, desconfiei de que o tamanho d eminha barriga não era comum para apenas um mês e meio de gestação. Foi então que decidi ir a clinica fazer o ultrassom e tive a surpresa de que não era somente um, mas cinco”, disse a agricultora.
Emocionada, Maria da Silva está se preparando para a gravidez que oferece riscos, conforme geneticistas. “Estou muito emocionada e ao saber da notícia, esqueci até o exame de ultrassom na clinica. Farei de tudo para que a gravidez seja sadia e que os bebes nasçam com saúde”, contou.
O funcionário público Zildo de Sousa foi um dos primeiros a visitar a grávida após saber da notícia. Ele é um dos vários moradores que demonstraram curiosidade em relação à gravidez inusitada e agora irá fazer campanhas para conseguir doações para o enxoval e outras despesas da gravidez dos quíntuplos. “Já estamos nos mobilizando para ajudar, porque é um caso inusitado e ela terá muitas despesas e precisará do apoio de todos”, destacou.
A agricultora que mora no sítio Lajedo, na zona rural de Pombal e se mudou para cidade. Ela está desempregada e o marido,Valmir Lima Gomes trabalha como pedreiro.
O geneticista Adriano Azevedo de Mello, Mestre em Genética e Doutorando em Biologia Celular e Neurociências, explicou que o caso é raríssimo. “As gestações múltiplas são consideradas de alto risco, para a mãe e os filhos, que geralmente nascem prematuros e necessitam de cuidados especiais ao nascimento. Dentre os partos múltiplos naturais, os de trigêmeos são menos frequentes que os de gêmeos, sendo mais raros ainda os de quadrigêmeos e de quíntuplos”, disse. Segundo ele, as causas para o nascimento de gêmeos têm influências genéticas, hormonais e idade materna. “Não tenho conhecimento de estudos sobre alimento ou exercício influenciando esse tipo de gravidez”, explicou.
Em caso de inseminação, resolução do CFM limita quantidade de embriões – Em casos de inseminação existe uma resolução do Conselho Federal de Medicina (Resolução CFM no 1.957/2010) que regulamenta o número de embriões que podem ser implantados. “O número máximo de oócitos e embriões a serem transferidos para a receptora não pode ser superior a quatro. Em relação ao número de embriões a serem transferidos são feitas determinações. Em mulheres com até 35 anos: até dois embriões); mulheres entre 36 e 39 anos: até três embriões e mulheres com 40 anos ou mais: até quatro embriões”, explicou.
Casos idênticos e formação de gêmeos – O especialista Adriano Azevedo lembrou que houve recentemente nos Estados Unidos o caso de uma mãe que, após tratamento, deu a luz a oito filhos. “Muito esporadicamente assinala-se o nascimento de um número de gêmeos superior a cinco, mas não há registro confiável de que tenham sobrevivido”, revelou. Ele explicou que a formação de gêmeos pode ocorrer por múltipla ovulação ou problemas durante a formação das primeiras células do embrião, que nesse caso se dividem gerando dois ou mais embriões.
 do Jornal Correio da PB

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.