quinta-feira, 21 de junho de 2012

PT sonda aliados e PCdoB ganha força para indicar vice Lula deve se reunir com cúpula dos comunistas, que já sugeriram três nomes


 Em busca de um vice para a chapa de Fernando Haddad, pré-candidato a prefeito de São Paulo, o PT procurou opções em siglas como PSB e PTB, mas tende a deixar a indicação com o PC do B, seu histórico aliado.
O vereador petista Antônio Donato, coordenador da campanha de Haddad, disse que, por ora, a prioridade é consolidar o arco de alianças em torno do pré-candidato. A questão do vice, afirmou, ficará para um segundo momento.
— Decidimos dar prioridade à construção da aliança. Após essa consolidação discutiremos a questão da vice. Temos uma conversa mais avançada com o PC do B.
Na terça-feira (19), a deputada Luiza Erundina, indicada pelo PSB, desistiu de ocupar a vaga em protesto às deferências do PT ao PP, do também deputado Paulo Maluf. No mesmo dia, o advogado Pedro Dallari, também do PSB, foi procurado por colegas de partido, mas também não aceitou.
Na própria terça, deputados estaduais do PT se encontraram com o colega Campos Machado, do PTB, e o sondaram sobre a indicação do advogado Luiz Flávio D'Urso, atualmente pré-candidato do partido, para a vice de Haddad. Campos pediu dois dias para responder, mas deve dizer "não".
D'Urso, por sua vez, disse que sua intenção é manter a candidatura própria, mas que negociaria com o partido caso houvesse entendimento com os petistas.
— Eu continuo com minha candidatura posta, mas, se o partido vier a tomar decisão diferente, mudaremos o rumo.
Campos se encontrou com petistas no último sábado (16), quando disse que precisava ter uma candidatura para fortalecer seu partido. O PSDB também corteja o PTB em busca de mais tempo no programa eleitoral para seu candidato, o ex-governador José Serra.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende conversar nesta quinta (21), durante a Rio+20, com o presidente do PC do B, Renato Rabelo.
O petista poderá até oferecer a vice ao tradicional aliado, que já tem três candidatos à vaga: a deputada Leci Brandão, o vereador Jamil Murad e a presidente da sigla em São Paulo, Nádia Campeão.
Entre os três, o PT manifesta preferência por Nádia. O partido avalia que o eleitor teria dificuldade para aceitar Leci, que nunca ocupou cargo no Executivo, como vice de um candidato novato. Nádia foi secretária na gestão Marta Suplicy (2001-2004).
Nesta quarta (20), o ex-ministro do Esporte Orlando Silva, Nádia e dirigentes do PC do B acertaram, em um café da manhã com Haddad, que a aliança deve sair antes da decisão sobre a vice. Depois, reuniram-se entre si, e saíram reafirmando, em público, a candidatura de Netinho de Paula.
Apesar de tudo, vereadores do PSB ainda tentavam indicar o vice de Haddad. Faziam circular os nomes da deputada Keiko Ota e do ex-jogador Marcelinho Carioca. O PT rechaça ambos.(R7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.