sábado, 7 de julho de 2012

Bonba: Deputado denuncia juiz de Solânea e insinua favorecimento político; magistrado nega acusações


O deputado estadual Tião Gomes (PSL) denunciou na tarde desta sexta-feira (06) o juiz da Comarca de Solânea, Ozenival dos Santos Costa, por suposto favorecimento ao candidato da oposição na cidade, Beto do Brasil (PPS). Segundo o parlamentar, o juiz impediu que candidaturas adversárias a de Beto fossem registradas na Justiça Eleitoral deixando apenas uma candidatura.
O juiz Ozenival, em entrevista ao PolíticaPB, negou as acusações, disse que não conhece o deputado Tião Gomes pessoalmente e alegou ter ficado com o cartório eleitoral aberto até às 00h03min e ninguém de outra chapa compareceu ao local para registrar outra candidatura para prefeito.
Tião Gomes disse que recebeu recados de ameaças vindos do juiz, que teria avisado que, caso ele (Tião Gomes) entrasse na cidade, seria preso imediatamente e por isso decidiu que vai pedir a proteção da Assembleia Legislativa da Paraíba.
“Ele mandou o recado dizendo que eu não entrasse na cidade se não eu iria preso e ainda por cima não aceitou qualquer registro de outra candidatura que não fosse a de Beto do Brasil. Ele quer ser o dono de Solânea, ele quer mandar na cidade por isso vou falar com o presidente Ricardo Marcelo para a Assembleia Legislativa dar proteção a minha pessoa”, disparou Gomes.
Ontem, aliados do deputado, filiados ao PTB e ao PRB tentaram registrar a chapa ‘Josenias e Alan’ na justiça eleitoral, no entanto foram informados de que a internet não estaria funcionando e que não havia como realizar o registro na ocasião. Nesta sexta-feira (06), a dupla novamente tentou registrar a chapa e novamente recebeu a informação de que não poderia desta vez pela expiração do prazo para registro.
“Não entendemos como é que um juiz quer mandar desse jeito numa cidade, nós vivemos em uma democracia e todos tem o direito a postular um mandato e deixar que o povo decida”, disse.
Os partidários que são contrários à única postulação registrada, que é a de Beto do Brasil, não sabem o que fazer, pois lutam pelo direito de ter uma segunda opção para apoiar no pleito deste ano, mas estão de mãos atadas devido a imposição do juiz da cidade.
“Queremos que a lei seja aplicada e que o Tribunal Regional Eleitoral multe o juiz de Solânea, pois ele esta ameaçando a democracia do brejo e tentando prender quem tiver contra a candidatura de Beto do Brasil”.
O advogado do deputado Tião Gomes, José Ricardo, disse que essa não é a primeira vez que o juiz da Comarca de Solânea abusa do poder. “Na eleição estadual passada o juiz determinou que mototaxistas não podiam trabalhar na cidade durante o pleito eleitoral e nós o representamos diante da Corte Eleitoral e, naquele momento ele disse que não, que não tinha impedido nada, porém, a determinação verbal foi acatada pois ninguém iria bater de frente com a ordem de um juiz”, lembrou.
José Ricardo lembra que é comum o juiz determinar cumprimentos contrários à lei de forma verbal e com isso desarmar toda a militância de advogados que de alguma forma tentam tomar alguma providência.
“Em muitas situações nós temos que obedecer, mesmo sabendo do abuso de poder”, lamentou.
Resposta do juiz – O juiz Ozenival dos Santos disse ao PolíticaPB que o cartório eleitoral da cidade de Solânea ficou aberto até às 00h03 a espera de registros. No entanto, segundo ele, apenas Beto do Brasil entrou com o pedido no cartório. Ozenival também negou as acusações de que estaria ameaçando Tião Gomes.
“Eu não conheço o deputado, conheço apenas por fotografia. Se ele esteve em Solânea também não tenho conhecimento. Ficamos abertos até às 00h03 aguardando pedidos de registros de candidaturas. Em Casserengue, por exemplo, foram registradas duas, mas em Solânea até o momento houve apenas um pedido de registro. Não tenho motivos para prender o deputado, mas jamais podemos obrigar ninguém a vir registrar chapas”, explicou Ozenival.
Para o juiz, o que pode estar acontecendo é que os candidatos que deixaram de registrar a sua candidatura estão tentando justificar algum tipo de desorganização dos seus representantes. “Não temos nada a ver. Eu sequer recebo esses pedidos são os funcionários do cartório que recebem isso. Querem justificar algum tipo de desorganização da parte deles, mas o juiz só faz o que manda a lei”.(Focando a Noticia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.