domingo, 29 de julho de 2012

Telefones celulares com DDD 11 terão nove dígitos a partir deste domingo


A partir da meia-noite deste domingo (29), todos os telefones celulares que estão na região com DDD 11 (que abrange São Paulo e mais 63 municípios) terão nove dígitos. Os aparelhos móveis ganharão o nove na frente do número atual. Exemplo: um telefone com o número 9876-5432 passa a ser 9-9876-5432.
As mudanças foram necessárias porque o número de linhas telefônicas na região da grande São Paulo estava chegando perto do limite de combinações possíveis com oito dígitos. Sem a implementação do número nove, o limite de linhas é de 44 milhões. Com o nono dígito, passa a ser de 90 milhões.
De acordo com a Anatel, o DDD 11 tem 34 milhões de linhas ativas e oito milhões na posse das operadoras. “Acreditamos que este limite seria estourado em cerca de cinco meses”, afirma Adeilson Nascimento, gerente de interconexões da Anatel. Com o acréscimo do nono dígito, a Anatel acredita ter linhas para, no mínimo, até 2025.
A mudança é obrigatória e vai atingir todos os usuários de telefonia celular das operadoras Claro, Vivo, TIM e Oi. Usuários de telefonia via rádio (da operadora Nextel) não serão atingidos. Telefones residenciais também continuam com oito dígitos.
Mudanças gradativas
A adição do nono dígito passa a valer neste domingo, mas as mudanças ocorrerão gradativamente para que os usuários se adaptem às mudanças (veja na tabela abaixo o cronograma). A Anatel afirma que os prazos podem ser modificados, dependendo da adaptação dos usuários ao nono dígito.
A Anatel garante que todos os telefones móveis do Brasil terão o nono dígito. “A padronização de um sistema é muito importante para a assimilação de uma mudança por parte dos usuários”, afirma Nascimento. Porém, a Anatel ainda não tem previsão de quando começará a fazer as mudanças em outros telefones.
A tendência é que o próximo local a receber o nono dígito seja a área de DDD 21 (da região da cidade do Rio de Janeiro). De acordo com a Anatel, demoraria de dois a três anos para o Rio de Janeiro alcançar o número de 44 milhões de linhas telefônicas. Além do Rio de Janeiro, as regiões com maior número de linhas ativas são as de DDD 31 (Belo Horizonte), 51 (Porto Alegre), 81 (Recife) e 19 (Campinas). Esta medida deve valer apenas para telefones celulares.
Durante a mudança nos números dos celulares de São Paulo, deverá haver momentos de instabilidade na rede das operadoras. “Qualquer situação de alteração exige manutenção. Então é certo que aconteça instabilidades na hora da troca”, diz Nascimento.
A TIM informou os clientes via SMS que poderá acontecer instabilidades durante a implantação do nono dígito.O SMS trazia a seguinte mensagem: “Em função da inclusão do 9º dígito nos celulares do DDD 11 de SP, ao longo do dia 29/07 poderá ocorrer instabilidade em nosso atendimento, serviços e sistemas”. As outras operadoras não avisaram os clientes da mudança.
A adição do dígito nove nos telefones celulares de São Paula vai trazer um problema para quem tem muitos contatos na agenda telefônica. Se a pessoa tem uma agenda com 150 contatos e demora cerca de 30 segundos para atualizar cada número, vai demorar nada menos do que uma hora e quinze para atualizar a agenda.
Esse trabalho será poupado se você tiver um smartphone. Há alguns aplicativos que incluem automaticamente o nono dígito nos telefones. Veja a lista abaixo.
UOL e WSCOM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.