sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Assange provocou novo escândalo diplomático


WikiLeaks, Asilo, Embaixada,  Equador, Reino Unido, Londres, diplomacia, escândalo

As autoridades britânicas ameaçam tomar de assalto a embaixada do Equador em Londres, onde se esconde o fundador do WikiLeaks, Julian Assange. Peritos prevêem um grande escândalo internacional.

Desde a noite passada, policiais britânicos se encontram no edifício, no primeiro andar do qual está localizada a embaixada do Equador. As forças de segurança não entram no território da própria missão diplomática, mas todas as entradas e saídas estão bloqueadas. Por isso o fundador do site WikiLeaks Julian Assange não pode deixar despercebido a embaixada do Equador, que o tem abrigado. Mas ficar lá indefinidamente ele, aparentemente, tão pouco conseguirá. Se os representantes do Equador não entregarem Assange voluntariamente, a embaixada será tomada de assalto, avisaram as autoridades britânicas.
Entretanto, o artigo 22 da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas afirma que instalações de missões diplomáticas são invioláveis. No entanto, as autoridades britânicas esperam agir segundo a sua lei sobre missões diplomáticas de 1987. Segundo ela, a polícia pode entrar em instalações de embaixadas, se elas estiverem sendo usadas de forma não autorizada. Do ponto de vista de Londres, o Equador não tem o direito de esconder Assange, que o Reino Unido concordou em extraditar para a Suécia, onde ele é acusado de estupro. Por sua vez, Assange diz que o caso de estupro não passa de uma desculpa inventada, enquanto na realidade, há uma conspiração de países com os EUA, que acusam Assange de espionagem pela publicação de documentos secretos na Internet.
Temendo por sua vida, Julian Assange, em junho deste ano, pediu asilo político ao Equador. A resposta oficial a este pedido deve ser anunciada hoje (quinta-feira). Ora, a ameaça das autoridades britânicas de prenderem Assange pela força é vista pelo Equador como um gesto hostil e ilegal, disse o embaixador do Equador na Rússia, Patricio Alberto Chávez Savaga.
"O Equador pretende tomar isso como um gesto hostil, agressivo e inaceitável. É uma falta de respeito pela nossa soberania. Obviamente, daremos uma resposta rigorosa a isto. Este é um precedente muito perigoso que abre a porta para, grosso modo, o abuso do espaço diplomático".
Estamos enfrentando o risco de um grande escândalo diplomático, acredita o diplomata russo, ex-embaixador da Rússia na Líbia e na Tunísia, Alexei Podtserob:
"A propósito, quando a Alemanha atacou a União Soviética, os alemães, com todo o seu desprezo pelo direito internacional, não fizeram qualquer tentativa de tomar de assalto a nossa embaixada em Berlim. A concessão de asilo na embaixada é algo que acontece muitas vezes. Peritos em direito discordam sobre se isso se pode fazer ou não, mas na prática tal asilo é concedido. Assim, as ameaças dos britânicos são uma violação flagrante do direito internacional".
Entretanto, o porta-voz do Ministério das Relações Estrangeiras britânico disse a jornalistas que a invasão da Embaixada do Equador poderá ser levada a cabo dentro de uma semana, embora o governo britânico ainda manifeste esperança de resolver o problema amigavelmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.