quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Toda a Europa está contra Romney


Eleições, EUA, Europa, Mitt Romney, China, política, RússiaSe o destino do presidente dos EUA nas futuras eleições de 6 de novembro for resolvido pelos europeus, o republicano Mitt Romney jamais entrará em Casa Branca. Uma prova disso são resultados de um pesquisa de âmbito mundial, levada a cabo pela companhia britânica YouGov e pela Universidade de Cambridge.

Na Alemanha, França e Grã Bretanha apenas 20% dos interragos sentem algo semelhante à simpatia em relação ao candidato dos republicanos.
O fato de que desta pesquisa participou uma das universidades mais prestigiosas do mundo, - a de Cambridge, - torna-a algo semelhante àsentença científica. Na Europa a antipatia em relação a Romney é quase total, mesmo nos países - aliados dos EUA. Na Grã Bretanha apenas 3% dos interrogados disseram qeu a vitória de Romney os fará adotar uma atitude positiva para com os EUA, na Alemanha a respectiva percentagem é igual a 4 e na França, a 5. O número de otimistas é maior mesmo no Paquistão, no Próximo Oriente e na África. Certamente, os resultados desta pesquisa não irão afetar o quartel-general de Romney, nem a América em geral. Os americanos sempre encararam com um ar de arrogância a opinião da Europavetusta a respeito do seu país. E os candidatos chegam a ostentar a sua renúncia à europeização, como se fosse uma armadura. Esta pesquisa tem um outro aspecto importante – a desconfiança geral em relação à política externa dos EUA. E não se trata de Romney, como tal. Esta candidato não tem, de um modo geral, uma posição clara no tocante à política internacional, mas possui, em compensação, uma equipe de 30 conselheiros. A parte diplomática da equipe é completada por neoconservadores da época de Bush - junior. Daí as três teses da política externa de Romney que assustam a Europa, a África e a Ásia: os EUA irão apoiar o ataque de Israel contra o Irão, estão prontos a dar início a uma guerra comercial com a China e consideram a Rússia o principal inimigo da América.
A maioria esmagadora dos interrogados, - de 40 a 70%,- reputa que dentro de vinte anos a liderança mundial vai passar dos EUA à China. Os analistas russos acham que isso é perfeitamente possível e que o processo de reorientação da Europa pelo Império Celeste já está em andamento. Eis a opinião de Andrei Volodin, dirigente do Centro de Pesquisas Orientais da Academia Diplomática junto do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.
"A Europa será forçada a adaptar-se a realidades novas, terá que levar em consideração o deslocamento do eixo geo-económico para o leste, rumo à região Asiático - Pacífica. Como sempre, o parceiro mais pragmático do Leste foi, é e será a Alemanha. Ela já tem mantido relações econômicas e políticas estreitas com a Rússia e consolida cada vez mais o seu relacionamento com a China".
O acadêmico Andrei Ostrovski, vice-diretor do Instituto do Extremo Oriente junto da Academia de Ciências da Rússia, é mais cauteloso nas suas estimativas.
"Por enquanto as tentativas de alguns países de orientar-se pela China, - já o tentaram Portugal, Espanha e Itália, - estão sendo paralisadas. As tentativas da China de atrair os europeus para o seu lado são impedidas com êxito, porquanto estes Estados são membros da União Europeia e do bloco da NATO".
A política externa não é o tema principal da campanha pré-eleitoral do presidente. Daí não vem que ela não possa ser utilizada na qualidade de um instrumento. Obama faz lembrar nos seus discursos que Romney é totalmente ignorante nesta esfera e que um indivíduo destes no governo de uma superpotência nuclear é perigoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.