domingo, 21 de outubro de 2012

Irã e EUA selam acordo para negociar programa nuclear iraniano, diz NYT


Os Estados Unidos e o Irã selaram um acordo para negociar o programa nuclear iraniano, informou a edição impressa do jornal The New York Times neste sábado, citando como fonte funcionários da administração presidencial americana.
De acordo com a reportagem, o governo iraniano teria afirmado, contudo, que as conversas não começarão antes do dia 6 de novembro, data prevista para as eleições presidenciais americanas.
 "Eles querem saber muito bem com qual presidente farão a negociação", disse uma fonte oficial iraniana.
O jornal disse que o acordo foi resultado de negociações secretas entre os governos americano e iraniano e que a parceria começaria a ter sido costurada praticamente ao mesmo tempo que a posse de Obama, em 2009.
Procurada pela reportagem, a Casa Branca inicialmente não se pronunciou sobre o assunto, mas negou mais tarde o teor da matéria.
"Não é verdade que os EUA e o Irã chegaram a um acordo para negociações bilaterais ou qualquer reunião após as eleições", informou um comunicado da Casa Branca.
Os Estados Unidos e outras potências ocidentais vêm acusando o programa nuclear iraniano de ter como principal objetivo a fabricação de armas nucleares.
No entanto, Teerã afirma que a iniciativa tem fins pacíficos.
O governo israelense, por sua vez, afirmou que pode intervir com forças militares, para impedir que o Irã se tornee uma potência nuclear.
O candidato republicano à presidência Mitt Romney criticou Barack Obama por falhar em não conter as ambições nucleares do Irã.
Na próxima segunda-feira, os dois candidatos vão se encontrar no último debate antes das eleições.
O tema principal do encontro será a política externa.
O possível acordo entre Estados Unidos e Irã envolveu funcionários de alto escalão do governo iraniano, que se reportam diretamente ao líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei, disse um funcionário do governo americano que não quis se identificar.

BBC Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.