segunda-feira, 29 de outubro de 2012

PSB ganha a disputa em Fortaleza; PT acusa compra de votos e vai à Justiça


PSB ganha a disputa em Fortaleza; PT acusa compra de votos e vai à Justiça Chega ao fim a intenção do PT de ter mais quatro anos à frente da prefeitura de Fortaleza. Roberto Claudio, do PSB, venceu o adversário Elmano de Freitas por 53,02% a 46,98% dos votos válidos (650.607 a 576.435). Aliados desde 2006 no governo estadual e na administração da capital, PT e PSB protagonizaram uma das mais apertadas disputas do país no segundo turno, marcada pela ruptura e entre as siglas no âmbito municipal neste ano.
A tensão hoje (28) e uma série de denúncias de irregularidades podem levar à Justiça o questionamento do resultado. Foram registradas várias ocorrências de confronto entre militantes e fiscais eleitorais de ambos os partidos. 
Em meio às denúncias, a prefeita Luizianne Lins (PT) afirmou que houve compra "descarada” de voto. “Vimos pessoas usando blusas padronizadas, o que não pode, realização de carreta, o que não pode, soltar fogos de artifício. Nunca vimos um acinte à Justiça eleitoral como vimos até agora e nenhuma providência está sendo tomada” elencou a prefeita. 
O coordenador da campanha da PT, deputado estadual Antonio Carlos, afirmou que houve “grande estrutura de compra de votos, policiais militares para coagir eleitores, o que coloca em xeque o processo. Nós vamos amanhã, em tempo hábil, tomar as medidas cabíveis”. Para Antonio Carlos, houve “utilização de meios absurdos para compra de votos”. Ele assegura que há provas materiais e imagens que comprovariam as denúncias. 
O governador Cid Gomes e o candidato Roberto Claudio chegaram a comparecer pessoalmente na Superintendência da Policia Federal para “prestar solidariedade” a 50 militantes do PSB detidos sob suspeita de boca de urna. Ao final da votação, o Trigunal Regional Eleitoral (TRE) registrou 64 denúncias por crimes eleitorais, de ambos os lados, variando do transporte ilegal de eleitores a compra de votos, sendo 44 denúncias de boca de urna. 
A reta final foi marcada pela disputa acirrada tanto nas ruas quanto nas pesquisas. Somente hoje a boca de urna do Ibope dilatou a diferença, apontando 53% para Roberto Claudio e 47% para Elmano, praticamente o que se confirmou no resultado final. No sábado, o Datafolha demonstrou empate rigoroso (42% das intenções de voto para cada um), e, no Ibope, Roberto Cláudio apareceu à frente, com 44%, e Elmano, 42%. Apesar da vantagem, estariam empatados dentro da margem de erro de 3%.
Na última semana da campanha, Lula compareceu pessoalmente em comício na terça (23), fortalecendo o PT, e o governador Cid Gomes se licenciou do cargo por cinco dias para dedicar-se integralmente à campanha do PSB. 
Também marcante foi o embate direto entre a prefeita Luizianne Lins e o governador. Aliados desde 2006, quando da primeira eleição de Cid Gomes, ambos romperam a aliança neste ano. O governador chegou a fazer piada de mau gosto com a tendência interna do PT a qual Luizianne pertence, a Democracia Socialista (DS, que, na piada do governador virou “DST”), e declarou não querer mais qualquer relação pessoal com a prefeita. A piada rendeu um pedido público de desculpa.
Luizianne, por sua vez, reforçou as críticas aos irmãos Ferreira Gomes (Cid e Ciro), acusando-os de machismo e de quererem impor uma oligarquia familiar no comando do estado e da capital. No ato da votação de hoje, ao lado de Elmano, ela afirmou que estava arrependida de “ter apoiado Cid em 2010”, na reeleição do governador. 
No sábado, um dia depois de encerrada a propaganda eleitoral, Luizianne obteve direito de resposta e apareceu em várias inserções, pois tinha sido exibida na TV pelo programa eleitoral adversário uma declaração dela, de 2010, na qual afirmava que se preparava para “eleger até um poste com a luz quebrada”. 
Resta saber como será, até o final do ano, a relação institucional entre Luizianne e Cid. Ela tem mais de dois meses à frente da prefeitura, e preside o PT cearense que integra o governo do estado, enquanto o governador é o presidente estadual do PSB. Luizianne terá, antes de tudo, de reconciliar o PT cearense, já que ela bancou a candidatura de Elmano, integrante da DS, quando havia outros três pré-candidatos antes da escolha oficial. E a ala do PT aliada ao governador é capitaneada pelo deputado federal José Guimarães, que embora tenha aderido à campanha de Elmano, não pressionou os petistas que integram o governo do estado. 
Sobre a aliança no âmbito federal, Cid Gomes afirmou que "num longo prazo, num médio prazo, o objetivo do PSB é disputar a Presidência da República. O PT disputou cinco vezes até ganhar a Presidência. Agora, nesse momento, nos participamos do governo da Dilma. Então eu não enxergo, sinceramente, num curto prazo, o PSB disputando a Presidência em 2014".
Rede Brasil Atual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.