segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Evento comemora os 59 anos de emancipação de Solânea nesta segunda-feira


O município de Solânea, no Brejo paraibano, completa 59 anos nesta segunda-feira, dia 26 de novembro. E para comemorar a data o grupo Fascinart vai promover um dia inteiro de festa cm muita cultura. O evento terá início às 8h e vai até as 22h e será realizado no Grêmio Morenense, no Centro da cidade. Será um dia inteiro de muita música, cultura e cinema.(Confira a programação completa no final da matéria).
Durante a programação festiva da cidade  também será divulgado o resultado do II Concurso de Redação Pacto pela Educação promovido pela Pacto Tecnologia. Os primeiros lugares de cada categoria serão premiados com celular e máquina fotográfica digital e o primeiro lugar geral ganha um tablet.
Para o diretor da Pacto, Castro Neto, o concurso é uma das formas de homenagear os 59 anos de emancipação da cidade e trazer a tona quais atitudes e anseios dos jovens que acreditam que Solânea depende de sua contribuição. “Essa é a nossa singela homenagem à cidade, além de ser uma ferramenta que vai estimular o desenvolvimento dos nossos estudantes”, contou.
História da cidade
A fundação, propriamente dita, é atribuída aos habitantes que povoaram a região, por volta dos anos de 1750-1800. Segundo a história oficial, um dos descendentes dos colonizadores da família Soares Cardoso Moreno, vindo do Ceará, fixou moradia, nas terras planas, com fazenda de gado e engenho.
Com o crescimento da região, alguns pioneiros – tais como Leôncio Costa, Alfredo Pessoa de Lima, e tantos outros – empreenderam esforços no sentido de transformar o pequeno povoado em Distrito de Paz. Isto só veio ocorrer no dia 4 de dezembro de 1926. Assegurado pela Lei nº 637, o pequeno aglomerado passou a ser chamado de Moreno, nome dado em homenagem ao seu fundador.
A partir de 1927, Moreno viveu intensos dias de vida social e cultural, começando a se projetar no cenário comunal. Em 15 de novembro de 1938, sob o Decreto-lei nº 1.164, Moreno eleva-se à categoria de Vila.
A antiga Vila de Moreno, alcançou sua independência e emancipação política, administrativa e social, graças a uma forte reivindicação dos homens de grande visão da época. O projeto de lei encaminhado à Assembleia Legislativa da Paraíba foi de autoria do então deputado estadual Humberto Coutinho de Lucena.
A Lei nº 967 que criou o município de Solânea, datada de 26 de novembro de 1953, foi sancionada pelo então governador do Estado, João Fernandes de Lima, concedendo fórum à cidade e, consequentemente, criando o município e comarca de Solânea. Em homenagem a esta data, construiu-se a principal praça da cidade, em frente à igreja matriz de Santo Antônio, padroeiro do município. O município foi instalado em 30 de dezembro de 1953
Leia mais em Focando a Notiícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.