quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Catadora de lixo paga faculdade de Direito


Com 52 anos e vivendo do lixo. Foi assim que a catadora Isabel de Fátima Andrade, a 'Dona Fátima', chegou ao sétimo período do curso de Direito em uma faculdade particular de Vitória. Tudo isso por um sonho: "eu quero e vou ser juíza", disse a catadora ao G1. Carioca, ela mora no Espírito Santo há 11 anos, e com a renda de seu ferro velho, onde também mora, conseguiu pagar as mensalidades do curso até então.
Trabalhando com o lixo, encontrou muitos livros jogados fora, e foi com eles que ela estudou durante todo esse tempo. Mas, segundo Fátima, a crise econômica fez cair o preço do papel, e, por consequência, a sua renda. Agora, ela contraiu uma dívida com a faculdade e viu seu sonho ficar próximo do fim.
“Eu curso direito desde 2010, e só agora a situação apertou, porque o preço do papel caiu muito, não tenho como pagar a minha faculdade. Antes, eu ganhava 25 centavos a cada quilo de papel vendido, agora só 2 centavos. Está muito difícil, porque moro e trabalho no meu ferro velho, mas a área não é minha e também estou com o aluguel atrasado”, contou a catadora.
De família humilde no Rio de Janeiro, Fátima explica que começou a trabalhar desde os 12 anos de idade, e não pôde fazer uma faculdade logo que concluiu os estudos porque tinha que ajudar nas contas de casa. Mesmo tendo realizado trabalhos braçais e domésticos durante todo esse tempo, ela sempre teve o sonho de estudar direito.
“Esse sonho vem me acompanhando desde cedo. Sempre gostei de defender o lado mais fraco, quero advogar para ajudar as pessoas. Penso em advogar por uns três anos e depois fazer um concurso para juíza, vou lutar por isso”, disse.
Dívida alta
Fátima vive em um local acanhado no bairro Ilha de Monte Belo, em Vitória. Entre papelões, pedaços de ferro e alumínio, ela guarda seus livros para estudar. Mas, como tem que pagar o aluguel do local e com a queda do preço do papel, ela tem passado dificuldades. O montante da dívida com a faculdade está em R$ 4.800, que já é um valor negociado.
Pela dificuldade em conseguir pagar as mensalidades, bateu na porta de outra instituição de ensino, onde conseguiu uma bolsa. Mas, mesmo assim precisa quitar a dívida com a outra faculdade. “Consegui viver todo esse tempo assim, pagando minhas contas. Agora está muito difícil, o dinheiro está fraco, não sei o que fazer, mas não vou desistir do meu sonho”, destacou.
A nova faculdade em que Fátima vai estudar fica em outro município da Grande Vitória, Vila Velha. Apesar de ficar bem ao lado de Vitória, a distância para chegar ao local aumentou consideravelmente para a catadora. Mas, nada que a desanime. “Não há distância que me faça desistir do meu sonho. Eu vou persegui-lo até o fim, nem que seja a pé”, contou Fátima.
WSCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.