segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Partido de Hugo Chávez domina as eleições regionais na Venezuela


O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), do presidente Hugo Chávez, arrasou nas eleições que aconteceram neste domingo na Venezuela, ao conseguir 19 dos 23 Estados do país, embora o líder opositor Henrique Capriles tenha conseguido vencer no importante Estado de Miranda.
A presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Tibisay Lucena, informou que houve uma participação de apenas 53,94%, e que os resultados já estão apurados em 94,82% em todos os estados salvo no Amazonas (embora esteja definido que será opositor) e Bolívar, onde ainda não há uma tendência definida.
O PSUV conseguiu arrebatar fortificações da oposição como o estado petroleiro de Zulia (oeste), que era governado pelo líder do Um Novo Tempo, Pablo Pérez, pré-candidato das eleições primárias da oposição em fevereiro passado para as eleições do dia 7 de outubro.
Além disso, o partido de Chávez fica com os até agora opositores Carabobo (centro), Nova Esparta (do qual faz parte a Ilha Margarita) e Táchira (sudoeste), na fronteira com a Colômbia. O PSUV mantém, além disso, todos seus Estados.
A oposição conseguiu ficar com a joia da coroa, a Estado de Miranda (centro), que abrange Caracas, e que fica nas mãos do ex-candidato presidencial Capriles, que com seu triunfo reafirma sua liderança nas fileiras dos adversários de Chávez. Também fica nas mãos opositoras o Estado de Lara, no qual ganhou de maneira folgada Henry Falcon.
Dos dois Estados em disputa ainda não definidos, está praticamente certo que Amazonas ficará nas mãos do governador opositor Liborio Garulla, enquanto em Bolívar o resultado é muito apertado.
Leia mais no portal Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.