domingo, 13 de janeiro de 2013

Criador do sistema RSS suicidou-se, aos 26 anos


Aaron Swartz, programador informático norte-americano de 26 anos, foi encontrado morto em casa, em Nova Iorque, na sexta-feira, onde se terá enforcado.

Swartz era conhecido por aos 14 anos ter ajudado a criar o sistema digital RSS, que permite a leitura de sites através da subscrição de feeds (atualizações em tempo real).

Aos 22 anos escreveu o manifestou Guerrilla Open Access, no qual defendia que todos deveriam ter acesso aos artigos científicos publicados na Internet.

Em 2011, Aaron Swartz foi processado por descarregar ilegalmente 4,8 milhões de documentos científicos e literários da plataforma digital JSTOR, através da rede do Massachussets Institute of Technology (MIT), o que lhe poderia custar 30 anos de prisão. O julgamento começava dentro de semanas...

 Swartz foi encontrado morto em casa pela namorada. Sabia-se que sofria de depressão. Num comunicado, a família do programador informático dizem que a morte do jovem não é só uma «tragédia pessoal», mas também fruto de um «sistema de justiça criminal repleto de intimidações».
Leia mais em Angola Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.