terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Dois morrem soterrados em deslizamento de barranco sobre oficina

Um carro também ficou parcialmente soterrado no incidente (Prefeitura de Lambari/Divulgação)
Duas pessoas morreram soterradas na tarde desta segunda-feira em Lambari, na Região Sul de Minas Gerais. Segundo a Polícia Militar (PM), as vítimas trabalhavam em uma oficina mecânica na Rua Joaquim André de Carvalho, no Bairro Corredor, quando a terra de um barranco desceu e atingiu a estrutura. Um cliente que estava no local conseguiu escapar. Chovia no momento do deslizamento. Com eles, o número de mortes no período chuvoso 2012/2013 pode chegar a 22.

O incidente aconteceu por volta das 13h30. De acordo com a funcionária de uma oficina mecânica próxima ao local, o volume de água era grande no momento em que a terra desceu. “Estava chovendo muito e o barranco é recente. Faz apenas um ano que o pessoal construiu ali. A terra desceu no meio da oficina e atingiu o dono e um funcionário”, conta Caroline Ribeiro de Paiva Piceli, de 25 anos. Segundo a mulher, por pouco a tragédia não foi maior. “O dono morava em uma casa no mesmo terreno que a oficina, mas ela não foi atingida. Uma outra pessoa que estava no local conseguiu correr e também salvou a filha pequena do dono da oficina, que estava dentro da residência”, diz Piceli.

Os dois homens mortos foram identificados como Diogo Ferreira Lopes, de 31 anos,  e Leandro Inácio de Souza, 23. O comerciante Ênio Denilson Piceli, de 39 anos, foi um dos primeiros a chegar ao local. Segundo ele, os populares tentaram retirar as vítimas. Uma estava totalmente soterrada, a outra estava presa nas pernas, mas morreu depois que foi ferida na cabeça por uma pilastra que soltou da estrutura.

Em poucos minutos, várias pessoas se aglomeraram na rua para tentar ajudar a encontrar as vítimas. O Corpo de Bombeiros chegou com retroescavadeiras e continuou os trabalhos. “Os corpos já foram encontrados. Não foram retirados ainda pois estão presos sob os escombros”, disse Ênio Denilson. O número de mortes pela chuva em Minas Gerais nesta temporada, que termina apenas em abril, já superou os do ano passado. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) já confirmou 20 óbitos em decorrência de temporais. As vítimas do deslizamento em Lambari e um homem atingido por raio em Sarzedo, na Grande BH, ainda não entraram no dados do órgão, o que deve ser feito nos próximos dias.

De acordo com dados da Cedec, desde que o período chuvoso começou, em outubro de 2012, 13 municípios já decretaram situação de emergência. Durante os temporais, 187 famílias foram desalojadas e outras 176 desabrigadas. Também teve 188 residências danificadas e outras nove destruídas. As pontes que sofreram danos foram 163 e 36 destruídas.
Leia mais em O Estado de Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.