domingo, 27 de janeiro de 2013

Matemática diz quanto tempo vamos viver


Robert Krulwich, da National Public Radio, tem uma fórmula esquisita que regula tudo, de organismos unicelulares a baleias, sequóias e humanos. Uma fórmula matemática que governa nossa vida e nos diz quando vamos morrer.
E ainda mais interessante: o mesmo sistema serve para outras coisas, como sociedades e economias. E tudo isto está ligado por um número aparentemente mágico.
O físico Geoffrey West descreve-a num vídeo no Edge que vale a pena ver:
"[...] se você fizer um gráfico com a taxa metabólica no eixo Y e o tamanho no eixo X, devido à extraordinária diversidade e complexidade do sistema e da contingência histórica, você deveria esperar pontos por todo o gráfico representando, claro, a história, a geografia, e assim por diante."
"Bem, você, na verdade, encontra o contrário. Você acha uma curva muito simples, e ela tem uma fórmula matemática também simples. Ela é uma função exponencial muito simples. Na verdade, não apenas pelo fato de funções exponenciais serem simples por si mesmas, mas aqui o expoente também é extraordinariamente simples. Ele é muito próximo de três quartos."
"Em primeiro lugar, isto é mesmo incrível, você vê uma escala. Mas, mais importante ainda, é que a escala se manifesta por toda a vida, em ecossistemas e nas células. Então, esta lei de escala é comprovadamente verdadeira. Ela cresce a partir do intracelular até os ecossistemas em quase 30 ordens de grandeza. Elas são todas o mesmo fenômeno."
"Além disso, se você olhar para qualquer variável fisiológica, como a velocidade em que o oxigênio se difunde pelos pulmões, o comprimento da aorta, qualquer coisa que tenha a ver com a fisiologia de qualquer organismo, ou se olhar para qualquer evento relacionado ao ciclo de vida, como quanto tempo você vive, quanto tempo o organismo vive, quanto tempo leva para ficar maduro, qual é a taxa de crescimento, etc, e você pergunta: qual é a escala? A escala é sempre parecida."
"Isto é, a escala é uma simples função exponencial. O que é extraordinário nisso é que a função tem um expoente, que é sempre um múltiplo simples de um quarto. O que você determina apenas a partir dos dados é que há um número simples e extraordinário, quatro, que parece dominar toda a biologia e atravessa todos os grupos taxonômicos do microscópico até o macroscópico."
De acordo com West — e com os estudos que encontraram esta relação, como este, intitulado Escala alométrica no ciclo de vida —, você pode aplicar esta razão matemática a qualquer ser vivo e encontrar a expectativa de vida com precisão absoluta. Isto não quer dizer que vai te dizer quando uma girafa específica irá morrer, mas quando todas as girafas devem morrer. Acidentes, como um corrente de ar, um encontro com um predador ou uma mutação aleatória no DNA, afetam os indivíduos. Mas todas as girafas tem um número definido de dias para viver, e não há como contornar isso. Na verdades, os únicos animais que foram capazes até agora de burlar isso por meio da tecnologia medicinal foram os seres humanos.
É uma forma extraordinária de encarar o mundo: a ideia de que há alguma coisa invisível que governa todos nós, um sistema matemático que determina a vida biológica em escalas. Nós sabemos que ele está lá, afirma West, mas não sabemos "de onde este número vem": Dificilmente isto é um acidente. Se você vê a escala, ela está manifestando alguma coisa que transcende história, geografia, e logo a estrutura dos organismos porque ela se aplica a mim, a todos os mamíferos, às árvores lá fora, mesmo que sejam coisas completamente diferentes.
A grande questão é de onde esse número vem? E o que ele está nos dizendo sobre a estrutura da biologia? E o que ele está nos dizendo sobre as restrições a que a evolução foi submetida? Isto foi o começo de tudo.
Leia mais em WSCOM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.