quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Polícias do Brasil e Canadá fazem treinamento sobre armas de destruição em massa




A Polícia Federal (PF) em parceria com a Polícia Montada do Canadá participam do 1 Treinamento Internacional de Armas de Destruição em Massa. Os exercícios começaram no dia 21 e vão até sexta-feira (1º) e consistem em treinar os profissionais para atuar em situações de risco, com agentes químicos, biológicos, radiológicos, nucleares e explosivos (QBRNE). Participam do curso 40 pessoas, entre elas, peritos criminais federais e dos estados, médicos e bombeiros do Distrito Federal e do Rio de Janeiro.
Cerca de 1.500 quilos de equipamentos vieram do Canadá para o treinamento, do qual participam e 14 instrutores de seis agências canadenses diferentes. O curso consiste em 40% de aulas teóricas e 60% práticas. Hoje (29) e amanhã (30) os alunos fazem uma simulação completa de ocorrências envolvendo os agentes químicos(QBRNE). Foi montado no Comando de Operação Táticas (COT) da Policia Federal um cenário para identificação de produtos químicos, prestação de socorro a vitimas, medição de perigo, descontaminação e explosão.
Segundo o perito criminal federal responsável pela coordenação local do curso, Eduardo Toledo, o governo e as agências canadenses têm grande experiência na condução de grandes eventos. “Eles estão trazendo as [experiências] deles para principalmente nos ajudar a fazer os treinamentos conjuntos desse tipo de situação. É o primeiro treinamento deles fora do Canadá [com essa] magnitude”.
Toledo disse que os policiais também recebem treinamento de medidas de segurança contra acidentes em grandes eventos, envolvendo aglomerações. “O grande diferencial é nos ensinar a trabalhar de maneira conjunta, Polícia, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, o pessoal da Comissão Nacional de Energia Nuclear, todos os organismos de segurança que possam estar envolvidos numa ocorrência como essa”.
Leia mais em Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.