segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Carnaval: Beijo pode provocar até 13 doenças




No beijo, as pessoas trocam em média 250 vírus e bactérias. A infectologista Nilma Maria Porto alerta que, se a pessoa estiver com alguma infecção em fase aguda, o ato pode se transformar em porta de transmissão de doenças, apenas pela saliva. A mais comum é a mononucleose infecciosa – causada pelo vírus Epstein-Barr –, mais conhecida como doença do beijo.“A mononucleose é tão comum, que cerca de 90% das pessoas têm e não sabem. Porém, ela só é contagiosa quando está na fase aguda”, explicou. Ela é transmitida pela saliva e, na primeira infecção, o vírus contamina o tecido linfóide e ataca os linfócitos. Na maioria dos casos, a mononucleose é assintomática e, quando há sintomas, eles são confundidos com os de uma virose comum, como febre, tosse e garganta inflamada. Segundo Nilma, se a pessoa tiver predisposição, o vírus pode causar câncer na garganta ou linfoma.Além disso, também entram na lista das doenças passadas pelo beijo as gripes, os resfriados, as faringites, as laringites, as amigdalites e até tuberculose e meningite. Esta última, por exemplo, infectou pelo menos 105 pessoas no ano passado, conforme registro de notificações do Núcleo de Doenças Transmissíveis Agudas da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Em 2011, foram 133 casos. “No caso da meningite, o tipo transmitido pelo beijo é a bactéria meningococos. Algumas pessoas têm essa bactéria na boca e nelas é assintomático. Se a outra pessoa tiver pré-disposição ou estiver com o sistema imunológico frágil, pode se contaminar”, informou Nilma.
Hepatite pode levar à morte
Doenças mais graves e incuráveis também são transmitidas pela saliva. É o caso da hepatite B, doença que provoca inflamações no fígado. Em alguns casos, ela pode evoluir para uma hepatite fulminante e matar em poucos dias. Nos três primeiros meses do ano passado, segundo informações da SES, foram registrados 22 casos de hepatite B na Paraíba. O ginecologista Eduardo Sérgio explicou que a doença é muito mais contagiosa que a Aids, por isso é mais fácil de adquirir.
Em pessoas com alimentação desregrada, imunidade baixa e predisposição física, a hepatite B pode evoluir para uma hepatite fulminante – condição em que há uma rápida deterioração do fígado – podendo matar em poucos dias se não for tratada, alertou Marta Deguti, hepatologista do Centro de Referência em Gastroenterologia do Hospital 9 de Julho em São Paulo. Segundo explicou, a hepatite B aguda é consequência de uma intensa reação inflamatória em resposta à infecção do fígado. Os sintomas iniciais são os mesmos das outras hepatites (mal-estar, náuseas, febre leve, dor abdominal, mas incluem ainda urina escurecida e olhos amarelados). Também podem ocorrer problemas na voz, dificuldade para dormir e de raciocínio, irritabilidade e alterações do comportamento.
A hepatologista alerta que as pessoas precisam interpretar e levar a sério os sinais do corpo e ressalta que cada minuto é essencial para evitar o óbito. O tratamento da doença requer internação e cuidados intensivos com medicamentos e, em até metade dos casos, a necessidade imediata de transplante de fígado.
Riscos de pegar DSTs e Aids aumentam 
Durante o Carnaval, os órgãos ligados à saúde aumentam a distribuição de camisinhas para prevenir a transmissão de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), principalmente a Aids. A diretora do Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa, Adriana Teixeira disse que, no Carnaval, as chances de contrair uma DST aumentam porque as pessoas estão na brincadeira e não se preocupam com a prevenção. “No Carnaval, ninguém é de ninguém. Eu sempre ressalto que o melhor é prevenir e indico que as pessoas brinquem o Carnaval com responsabilidade”, afirmou.  A responsabilidade não é a palavra-chave das festas que envolvem jovens , principalmente, as do período carnavalesco. É comum em blocos, rapazes fazerem barreiras e exigirem beijos de meninas, em troca da liberação da passagem. Tem também as apostas e competições para ver quem beija mais durante a folia. Além disso, tem os carnavais mais violentos, onde ninguém pede, beija e pronto.
Sífilis: rara, mas possível
Outra doença a que as pessoas também estão susceptíveis através do beijo é a sífilis, ainda que muito raramente, havendo microlesões na boca das duas pessoas. “É necessária uma porta de saída e uma porta de entrada. No caso da sífilis (doença sexualmente transmissível), é muito raro acontecer através do beijo, mas é possível que, em uma das fases da doença, apareçam feridas no entorno da boca, que é quando pode haver a contaminação, se a outra pessoa tiver uma microlesão no momento do beijo”, disse o ginecologista Eduardo Sérgio. Essa microlesão pode ser uma afta ou qualquer outra pequena ferida, provocada, por exemplo, por uma mordida acidental na mucosa da boca.
HPV e herpes
O beijo também pode ser um vilão se considerados males como o vírus papilomavirus humano (HPV). Da mesma forma que na sífilis, a doença precisa de uma porta de saída – transmissora da doença –e uma porta de entrada – receptora. Conforme explica a infectologista Nilma Maria Porto, o risco de contrair a herpes é quando existem lesões na pessoa portadora, ainda que não sejam feridas. “As vesículas, que são bolhinhas com água, oferecem risco por causa do líquido, que é o que transmite o vírus”. A outra pessoa pode acabar se contaminando através da mucosa da boca.
O HPV também atua da mesma maneira, ainda que de forma mais rara, tendo em vista que o contato sexual, nas regiões genitais e anais, sejam os maiores perigos. Ainda assim, o vírus encontrado na laringe (cordas vocais) e no esôfago pode causar câncer de laringe e da cavidade oral. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), os casos desse tipo de neoplasia vêm crescendo no País. No ano passado, a estimativa foi de 6.110 novos casos de câncer da laringe e 9.990 novos casos em homens e 4.180 em mulheres de câncer da cavidade oral.
Sem motivo para pânico 
Apesar de todos os alertas, o ginecologista Eduardo Sérgio ressalta que não existe motivos para pânico e nem para deixar de beijar, mas destaca que são importantes alguns cuidados, como evitar beijar se estiver com doença em fase aguda, a exemplo da herpes com as feridas abertas. Para contrair as doenças, é preciso estar em fase aguda da enfermidade – momento que é altamente contagioso – e ter microlesões na boca das duas pessoas. “É possível que a pessoa esteja em fase de transmissão e a outra pessoa esteja com a imunidade baixa e as duas tenham pequenas fissuras na boca e na mucosa. É raro, mas no beija-beija, a mucosa da boca vai ficando lesada e uma dessas pessoas pode estar contaminada. O álcool também faz as pessoas perderem a noção de proteção”.
Cuidado com os dentes 
Os problemas bucais também podem passar de boca em boca pelo beijo. O especialista e mestre em Periodontia, Milton Sabino, citou problemas como gengivite – inflamação nas gengivas – como um desses problemas. A doença – causada por bactéria – é caracterizada pelo sangramento da gengiva e, caso não seja tratado, pode se transformar em periodontite, causando coleções purulentas (pus) na boca, sangramento e mau hálito. A cárie, que também é causada por bactérias, pode ser transmitida pelo beijo, assim como as faringites, laringites e amigdalites.
A candidíase é uma doença bastante comum cujo contágio pode ser pelo beijo, informou Milton Sabino. Causada por fungo, a forma mais comum da doença é o sapinho. O dentista Anderson Bernal ainda alerta para o citomegalovírus, da família do herpesvírus, que apresenta sintomas parecidos com os da mononucleose, ou em alguns casos pode ser assintomática. Em casos mais graves pode comprometer o sistema digestivo, o sistema nervoso central e a retina de algumas pessoas.
Portal Correio e Focando a Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.