domingo, 17 de fevereiro de 2013

Falta de médicos em municípios da Paraíba superlota hospitais da capital



Mesmo com salários atraentes, às vezes passando dos R$ 10 mil mensais, muitos municípios da Paraíba sofrem com a falta de médicos nas unidades de saúde, seja por falta de condições estruturais ou pela distância, e, com isso, os moradores decidem ir até João Pessoa em busca de tratamento, superlotando os hospitais da capital.
A dona de casa Juliana de Sousa é uma das que foi até João Pessoa. “Em minha cidade não possui pediatra e tive que vir para cá para ter um atendimento melhor. Onde moro o médico só vai de 15 em 15 dias”, relata.
A falta de médicos já foi constatada em várias fiscalizações do Ministério Público da Paraíba (MPPB). A coordenadora do Centro de Apoio dos Direitos Humanos do MPPB, Adriana Amorim, explica que “muitas vezes tem gente cadastrada, mas elas não estão presentes nas unidades de saúde. Em outros casos não existe sequer profissionais contratados”.
De acordo com o Conselho Regional de Medicina na Paraíba (CRM), o estado tem 5.600 médicos em atividade. O problema é que 59% deles estão em João Pessoa e, outros 22% em Campina Grande. O CRM afirma que todas as outras cidades sofrem com a falta de profissionais.
Sobre as possíveis razões desse problema, João Medeiros, presidente do CRM, constata que muitos fatores interferem. “O médico vai trabalhar e não recebe as mínimas condições de trabalho, como laboratórios ou serviços de imagem. Além disso, muitas dessas cidades não conseguem dar o conforto para as famílias dos médicos. Esses são fatores que acabam contribuindo para a dificuldade na migração de médicos para esses municípios mais distantes”.
Apenas em João Pessoa, três universidades formam cerca de 200 médicos por ano e a oferta de profissionais pode ser uma solução a longo prazo.
O secretário de Saúde de João Pessoa, Lindemberg Medeiros, conta que o que se pode fazer é continuar tentando atrair os profissionais. “O serviço que trabalhamos hoje é oferecendo R$ 7,8 mil por 40 horas semanais”, finalizou.
Leia mais em Focando a Notícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.