segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Hugo Chávez anuncia que está de volta à Venezuela



O presidente venezuelano Hugo Chávez anunciou nesta segunda-feira (18) que desembarcou em Caracas, mais de dois meses após de uma cirurgia em Havana para combater um câncer. A volta acontece três dias após a divulgação das primeiras fotos de Chávez após a realização de uma cirurgia contra um câncer em Cuba.
"Chegamos de novo à Pátria venezuelana. Obrigado meu Deus!! Obrigado Povo amado!! Aqui continuaremos o tratamento", anunciou a conta do presidente venezuelano no Twitter.
"Obrigado a Fidel, a Raúl e a toda Cuba!! Obrigado a Venezuela por tanto amor!!", escreveu Chávez também na rede social. A chegada do mandatário foi às 2h30 no horário local, segundo a página de Chávez no Facebook.
"Sigo aferrado a Cristo e confiante em meus médicos e enfermeiras. Até a vitória sempre!! Viveremos e venceremos!!".
O presidente foi internado no hospital militar de Caracas, informou Jorge Arreaza, genro do chefe de Estado e ministro da Ciência e Tecnologia, segundo a agência France Presse.
"O presidente já se encontra em seu quarto no Hosp. Militar Dr. Carlos Arvelo em Caracas, disposto a seguir com seus tratamentos", escreveu Arrreaza.
Havia especulações de que Chávez não estaria bem o bastante para viajar apesar de desejar voltar à Venezuela para dar prosseguimento ao tratamento contra o câncer, que foi diagnosticado pela primeira vez em junho de 2011.
O retorno de Chávez certamente será comemorado por seus simpatizantes no país com 29 milhões de habitantes, onde suas políticas de bem-estar social fizeram dele um herói para os pobres.
Fogos de artifício foram ouvidos em alguns bairros de Caracas após a divulgação da notícia da volta do presidente, e muitos "chavistas" celebraram nas ruas, segundo a Reuters.
Câncer
O presidente, de 58 anos e desde 1999 no poder, viajou em 10 de dezembro para Cuba para a quarta cirurgia contra o câncer.
O governo venezuelano havia divulgado na sexta-feira as primeiras imagens de Chávez durante convalescença, nas quais aparecia sorridente no hospital ao lado das duas filhas mais velhas.
Durante mais de dois meses, o presidente não foi visto ou ouvido, enquanto o governo venezuelano divulgava boletins curtos sobre seu estado de saúde.
Na última informação divulgada, sexta-feira, o governo destacava que Chávez respirava por uma cânula traqueal que dificultava temporariamente a fala.
Chávez foi reeleito em 7 de outubro de 2012 para um terceiro mandato de seis anos.
Leia mais em WSCOM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.