domingo, 14 de abril de 2013

Cidades do Ceará recebem água poluída de carros-pipa



Pelo menos nove cidades do Ceará são abastecidas com água poluída de carros-pipa, segundo a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. Segundo a secretaria, de 20 cidades que enviaram amostra para avaliar a qualidade da água, nove tiveram resultados insatisfatórios.
Atualmente, 128 das 184 cidades do Ceará são abastecidas por carro-pipa devido à estiagem que afeta o estado, a mais grave dos últimos 50 anos, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Desse total, 108 cidades não enviaram amostras para testar a qualidade da água e não sabem sequer a procedência.
Ainda de acordo com a secretaria, 20 cidades enviaram 245 mostras para teste de qualidade água, das quais 109 (44%) foram consideradas impróprias para consumo humano.
Nesta semana, secretários de saúde do Nordeste se reuniram em Fortaleza para debater a convivência com a seca e ações emergenciais para combater problemas de saúde que água imprópria para consumo pode ocasionar.
No evento, o secretário de Saúde do Ceará, Arruda Bastos, afirmou que o consumo dessa água pode agravar problemas de saúde e já se refletem no número de atendimentos em postos de saúde. “Nós já sentimos um aumento de doenças infecciosas, um aumento da desnutrição principalmente das crianças e dos idosos, porque essa seca começou ano passado. A perspectiva é aumentar esse ano e nós não temos um horizonte favorável para os próximos anos.
Os secretários pretendem levar uma pauta de reivindicações ao governo federal. “Quando você tem baixa oferta de água, pouca opção de alimentação, questão psicológica por ter afetado toda a sua estrutura de produção, e perca de rebanho, isso é muito danoso. Daí o Brasil precisa entender que esse povo precisa ser visto com mais intensidade e mais boa vontade”, avalia Jurandi Frutoso, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde dos Estados.
Leia mais no Portal G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.