terça-feira, 16 de abril de 2013

EUA:Explosões causam mortes e muitos feridos na Maratona de Boston



Duas fortes explosões deixaram pelo menos três mortos e mais de 100 feridos nesta segunda-feira na linha de chegada da Maratona de Boston.
As explosões sacudiram a região e provocaram cenas de pânico e confusão em um dos maiores eventos esportivos realizados nos Estados Unidos.
Em pronunciamento na televisão, o presidente americano Barack Obama prometeu encontrar e punir os responsáveis pelo ataque, sejam eles individuais ou grupos organizados.
"Nós ainda não sabemos quem fez isso ou por que - as pessoas não devem tirar conclusões", afirmou. Ele não usou a palavra terrorismo ao se referir às explosões.
Ainda não há confirmação de qual foi o artefato explosivo usado no atentado. A polícia encontrou uma terceira bomba, que foi neutralizada antes de fazer vítimas.
A polícia afirma que as explosões na linha de chegada da maratona foram quase simultâneas.
Uma terceira explosão foi registrada na Biblioteca Memorial JFK, nos arredores do centro de Boston. Ninguém ficou ferido.
As autoridades dizem que estão investigando as explosões e que ainda não é possível dizer se elas estão relacionadas.
A segurança foi reforçada em edifícios famosos de Nova York e Washington.
"Nossas orações estão com as pessoas em Boston que sofreram ferimentos", afirmou o vice-presidente, Joe Biden, que participava de uma teleconferência sobre o controle de armas.
Obama telefonou para o prefeito de Boston, Tom Menino, e para o governador de Massachusetts, Deval Pactrick, para oferecer a ajuda do governo federal.
A FAA, a agência que controla a aviação civil nos Estados Unidos, determinou uma zona de exclusão aérea na região das explosões.

Sangue e fumaça

Na linha de chegada da maratona, vítimas ensanguentadas foram inicialmente levadas para uma tenda médica montada no local para atender os corredores da maratona. Muitas tiveram membros amputados. Serviços de emergência se deslocaram para a área das explosões, que foi rapidamente isolada pelas autoridades.
"Há muitas pessoas caídas", afirmou um corredor entrevistado pela agência de noticias Associated Press (AP).
A primeira explosão ocorreu por volta das 14:50 horário local (15:50, no horário de Brasília), aproximadamente duas horas após os vencedores da maratona terem cruzado a linha de chegada.
De acordo com informações da AP, o forte barulho da primeira explosão foi registrado no lado norte da rua Boylston, pouco antes da ponte que marca a linha de chegada. Outra forte explosão foi ouvida poucos segundos depois.
Pouco depois das explosões, a fumaça era visível diante das bandeiras alinhadas na chegada de uma das maratonas mais antigas e famosas do mundo.
Imagens gravadas de um helicóptero exibiram grandes manchas de sangue no asfalto na popular região de compras e turismo conhecida como Back Bay.
O corredor Mike Mitchell, de Vancouver (Canadá), que tinha completado a maratona, afirmou que estava olhando para trás, para a linha de chegada, quando viu uma "enorme explosão".
A fumaça no local alcançou cerca de 15 metros de altura, segundo o depoimento de Mitchell à agência de notícias Reuters, e as pessoas começaram a correr e gritar.
"Todos ficaram apavorados", contou o canadense.
Os corredores que ainda não tinham completado a maratona foram desviados para longe do local da fumaça das explosões, e as ruas ao redor foram isoladas.
A unidade da Cruz Vermelha para o leste do Estado de Massachusetts montou um centro de resposta a desastres no local.
A Maratona de Boston é um dos maiores eventos anuais de atletismo nos Estados Unidos e atrai um grande número de corredores, além de milhares de espectadores.

BBC Brasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.