quarta-feira, 22 de maio de 2013

Dieta das Fibras: vantagens e desvantagens


Os alimentos ricos em fibras exigem mais tempo de mastigação e demoram mais tempo para serem digeridos

 As fibras são divididas em dois grupos: solúveis e insolúveis.
As fibras solúveis retêm água, formando uma espécie de gel, que promove saciedade, reduz a absorção de glicose e diminui as taxas de colesterol sanguíneo. São encontradas em frutas, verduras, legumes e leguminosas (feijão, ervilha, lentilha).
Já as fibras insolúveis aumentam o bolo fecal, estimulando o transito intestinal e prevenindo a constipação. São encontradas nas verduras, cereais e grãos integrais.
Os alimentos ricos em fibras exigem mais tempo de mastigação, demoram mais tempo para serem digeridos e por isso, ajudam a manter a saciedade. Com isso, precisamos ingerir menores quantidades de alimentos para nos sentir satisfeitos, o que auxiliará no emagrecimento.
A dieta rica em fibras, como o nome diz, recomenda a ingestão de alimentos ricos nesse nutriente, e indica que o consumo diário deve ser entre 25 e 35 gramas. Quantidades superiores a essa recomendação pode dificultar a absorção de micronutrientes, como por exemplo, cálcio, ferro e zinco.
Pessoas que não estão acostumadas a ingerir grandes quantidades de fibras devem iniciar esse processo gradualmente, até o organismo se acostumar.
De acordo com essa dieta, é necessário iniciar o café da manhã com alimentos fontes de fibra (frutas, cereais, pães integrais), assim evitará ter fome acumulada no almoço. Além disso, é fundamental iniciar o almoço e jantar com um prato grande de salada crua, para aumentar a saciedade e assim, evitar exageros nas refeições. Substituir os cereais refinados pelos integrais também é essencial, já que esses alimentos não passaram pelo processo de refinamento, e possuem as fibras intactas.
É indispensável aliar essa dieta à ingestão adequada de água, que deve ser de no mínimo 8 copos diariamente. O consumo insuficiente de água poderá causar constipação intestinal.
Vantagens da Dieta das Fibras
Uma característica positiva é que essa dieta não faz restrições de grupos alimentares, sendo uma dieta variada. Há elevado consumo de frutas, verduras e legumes, que são alimentos fontes de vitaminas e minerais importantes para o nosso organismo. A substituição dos cereais refinados (arroz branco, pão branco) pelas versões integrais, também é um ponto positivo já que os integrais possuem mais fibras, vitaminas e minerais.
Desvantagens da Dieta das Fibras
Se não houver ingestão adequada de água, o quadro de prisão de ventre pode se agravar. É possível ocorrer alterações no funcionamento do intestino, causando gases e até diarreias. Além disso, a ingestão excessiva de fibras pode prejudicar a absorção de nutrientes importantes ao nosso organismo, como é o caso do cálcio e do ferro.
Leia mais em WSCOM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.