sábado, 22 de junho de 2013

Chuvas deixa mais de 500 mortos na Índia

Dezenas de corpos foram retirados do Rio Ganges nesta sexta
Equipes de resgate retiraram dezenas de corpos do rio Ganges, no norte da Índia, nesta sexta-feira, elevando o número de mortos nas enchentes e deslizamentos de terra para 500, com milhares de peregrinos e turistas ainda ilhados.

Helicópteros e milhares de soldados foram mobilizados para resgatar mais de 50 mil pessoas de locais religiosos, quase uma semana depois das inundações e deslizamentos de terra causados pelas chuvas de monção que atingiram o estado de Uttarakhand, no Himalaia, informou o ministro Sushilkumar Shinde, em Nova Délhi.

Neste estado, 40 corpos recuperados flutuando no Ganges estão passando pelo processo de identificação, perto da cidade de peregrinação de Hardwar, informou à AFP o chefe de polícia Rajeev Swaroop.

"Milhares de turistas estão esperando nas florestas fechadas. Eles haviam se refugiado na selva depois de hotéis e outros prédios terem desabado", disse o secretário de Estado Rakesh Sharma. "Estamos tentando resgatá-los de todas as formas. As estradas estão totalmente destruídas", completou.

Algumas pessoas que estão nas áreas montanhosas estão tentando chegar a terrenos seguros. Há fotos que mostram peregrinos, auxiliados por soldados, usando cordas e escadas improvisadas para descer e cruzar os rios.
As mais de 500 mortes registradas no desastre natural ocorreram devido à cheia dos rios que varreram casas, prédios e até aldeias inteiras, destruindo pontes e estradas que levam às cidades de peregrinação, localizadas no alto das montanhas, explicou o ministro.
"As aldeias viraram amontoados de escombros e as pessoas que ficaram pelo caminho das águas foram varridas", disse à AFP Yashpal Arya, ministro das Situações de Emergência.

Embora o quadro já seja de destruição, o número de mortos ainda pode subir, depois que o recuo das águas mostrar a extensão da devastação e as equipes de resgate conseguirem chegar a lugares isolados do estado de Uttarakhand, que é conhecido como 'Terra dos Deuses' por causa dos seus santuários e templos hindus.

Outras 17 pessoas morreram no estado vizinho Himachal Pradesh, disse um alto funcionário do governo. Enchentes e deslizamentos de terra provocados pelas chuvas de monção também atingiram a fronteira no Nepal, deixando pelo menos 39 mortos, de acordo com o governo.

Os soldados também conseguiram chegar de barco a algumas das aldeias em áreas baixas, levando mulheres com bebês, crianças e idosos para locais seguros. Um vídeo mostra que só os telhados das casas ficaram acima da água.

Parentes desesperados seguravam fotografias de familiares desaparecidos e esperavam informações no lado de fora do aeroporto Dehradun, informou um fotógrafo da AFP. Amit Thakur, de 40 anos, disse que seu sobrinho, de 11 anos, está desaparecido desde que o seu hotel desmoronou, na semana passada. 'Só espero que o exército localize nosso pequeno menino. Estou esperando do lado de fora do aeroporto há três dias para conseguir alguma informação sobre ele', disse Thakur à AFP.

Hospitais de campanha do Exército também foram instalados em todo o estado, com idosos sendo atendidos emergencialmente em leitos improvisados, à espera de atendimento médico.

O primeiro-ministro, Manmohan Singh, descreveu a situação, na noite de quinta-feira, como "angustiante", e anunciou um pacote de ajuda de 170 milhões de dólares. Singh fez um apelo on-line para arrecadar fundos, pedindo que "todos os cidadãos da Índia doem generosamente".
Créditos:WSCOM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.