sábado, 8 de junho de 2013

Safra agrícola da Paraíba cai 69,3%



A Paraíba apresentou queda de 69,3% na produção de grãos plantados no mês de maio em relação a fevereiro. Quando analisada a superfície cultivada no mesmo período, as perdas são de 57%. A seca foi a responsável pela baixa na produção de leguminosas, oleaginosas e cereais no Estado. Os produtos que tiveram maiores quedas na produção foram arroz (-96%), algodão (-81%) e milho (-75,9%).
Os dados são da Pesquisa Mensal de Previsão e Acompanhamento da Safra Agrícola, do Grupo de Coordenação das Estatísticas Agropecuárias, divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A queda na safra já se reflete no comércio pessoense. Um exemplo é o milho que está vindo de estados como Rio Grande do Norte e cuja mão é vendida até por R$ 30.
Em maio foram colhidos 76.516 toneladas de grãos e em fevereiro este montante foi de 249.703 toneladas, o que representa 173.187 toneladas a menos. Quando pesquisada a superfície plantada, em maio foi observada um total de 134.722 hectares e em fevereiro a área estimada foi de 315.085 hectares.
Segundo o supervisor de Agropecuária do IBGE (Sepagro), José Rinaldo de Souza, as grandes perdas, como já era de esperar, foram registradas no sertão. “No sertão as perdas foram de 97%. Nesta região, a previsão da produção era de 110 mil toneladas de grãos em fevereiro, mas em maio ela ficou em apenas 9.996 toneladas”, afirmou.
Segundo ele, a redução na plantação pode se agravar caso as chuvas em regiões como agreste e litoral não se confirmem. “Para fazer este levantamento tomamos a média das plantações dos últimos três anos em cada município, levando em consideração o tempo normal. As chuvas no agreste, litoral e brejo vão de abril a agosto, se intensificando em junho. Se elas ocorrerem dentro das estimativas não haverá mais perdas, caso contrário a baixa ainda será maior”, frisou.
Segundo o IBGE, a Paraíba apresenta duas estações chuvosas bem distintas. A primeira tem início no mês de fevereiro e termina em maio, alcançando todo o sertão e parte do seridó. A segunda começa em abril e se encerra em agosto, atingindo o agreste e o litoral paraibano. O período chuvoso do sertão já se encontra definido.
Quando se compara a safra atual de grãos com a do ano passado (11.843 toneladas) verifica-se um aumento de 546%, enquanto a área plantada ou a plantar em 2013 mostra redução de 12,4%. O estudo abrange 39 produtos cuja área explorada alcança um total de 388.117 hectares, dos quais 153.957 são ocupados com lavouras temporárias e 234.160 de culturas permanentes.
Fonte: Paraíba Total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.