segunda-feira, 22 de julho de 2013

Israel e Palestina devem retomar esta semana negociações de paz

Israel e Palestina devem retomar esta semana negociações de paz

 Após quase três anos paralisadas, as negociações de paz entre a Palestina e Israel devem ser retomadas a partir desta semana. Na última sexta-feira (19), o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, anunciou que as duas partes chegaram a um acordo de condições para a retomada do diálogo direto de paz e que o negociador palestino, Saeb Erakat, que participa das negociações desde 1995, e a ministra da Justiça israelense, Tzipi Livni, se reunirão em Washington para iniciar as primeiras reuniões dentro de uma semana.
Já como parte do acordo, o governo de Israel anunciou, que libertará prisioneiros palestinos. O principal ponto de disputa é a definição de fronteiras. Enquanto palestinos defendem a recuperação das demarcações existentes antes da Guerra dos Seis Dias, em 1967, alguns partidos israelenses consideram inaceitável a proposta e ameaçam deixar o governo caso o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu a leve em consideração.
Netanyahu disse, por meio de um comunicado, que o diálogo de paz “não será fácil”, mas acrescentou que "o processo será responsável, sério e direto ao ponto, e nas fases iniciais, também discreto".
O primeiro-ministro israelense disse ainda que os interlocutores das negociações terão de fazer concessões que permitam manter a segurança do Estado de Israel e proteger seus interesses, mas ressaltou que qualquer acordo de paz deverá ser referendado pela população. "Não acredito que decisões desse tipo possam ser adotadas por uma ou outra coligação, mas que têm que ser levadas ao povo para que dê a última palavra", disse.
Os presidentes de Israel, Shimon Perez, e da Palestina, Mahmoud Abbas, conversaram por telefone sobre a retomada das negociações. Segundo comunicado do gabinete de Perez, ele parabenizou Abbas pela decisão “corajosa e histórica” e disse que não há outro caminho para ambos os lados e que não se deve dar ouvidos aos céticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.