quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Atividade econômica cresce 2,5% no primeiro semestre

Atividade agropecuária e investimentos foram os destaques da primeira metade do ano - Divulgação
Atividade agropecuária foi descaque

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica, houve expansão de 2,5% no ritmo dos negócios no acumulado do primeiro semestre de 2013 em relação ao mesmo período do ano passado. Este desempenho foi melhor que a alta de apenas 0,6% verificada no primeiro semestre de 2012 (frente ao mesmo período de 2011), porém inferior aos crescimentos observados nos primeiros semestres de 2011 e 2010, de 3,8% e de 9,0%, respectivamente. Por outro lado, a atividade industrial exibiu crescimento de apenas 0,7% no acumulado do primeiro semestre deste ano frente ao mesmo período de 2012. Neste caso, a alta da inflação observada em quase todo o primeiro semestre de 2013 acabou afetando negativamente a produção de alguns setores industriais importantes como o de alimentos e o de bebidas.O resultado da atividade econômica neste primeiro semestre foi impulsionado pelo excelente desempenho obtido pela atividade agropecuária, a qual se expandiu 12,8% frente ao primeiro semestre de 2012. Segundo estimativas oficiais, a safra de grãos está atingindo cerca de 188 milhões de toneladas em 2013 (crescimento de aproximadamente 16% frente à safra de 2012), com destaques para as expansões de 24%, de 33% e de 12% das safras de soja, trigo e milho, respectivamente.
Já o setor de serviços apresentou um crescimento um pouco mais favorável do que atividade industrial e encerrou o semestre com avanço de 2,2% frente ao mesmo período do ano passado.
Pelo lado da demanda agregada, os investimentos com alta de 6,5% no primeiro semestre de 2013, foram o principal sustentáculo da atividade econômica neste período. Destaque para a produção de caminhões que, segundo os dados do setor, cresceu 51% neste primeiro semestre de 2013 na comparação com o mesmo período do ano passado. Já o consumo das famílias, impactado pela alta da inflação, exibiu um dinamismo mais contido e cresceu apenas 2,5% no primeiro semestre de 2013. Também o consumo do governo registrou baixo crescimento e fechou o semestre com alta de apenas 1,1%.
Por fim, o setor externo foi o grande freio à expansão da atividade econômica durante o primeiro semestre de 2013. As exportações cresceram apenas 0,7% e as importações (que entram com sinal negativo na composição do PIB) subiram 7,9%. Prova disto é o fato de que a balança comercial brasileira acumulou um déficit de U$ 3,0 bilhões durante o primeiro semestre de 2013, o pior resultado dos últimos 18 anos.
Créditos: Agora MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.