domingo, 22 de setembro de 2013

Baleias encalham no litoral do RN; cinco morrem


Animais são da espécie piloto e encalharam em Areia Branca, litoral Norte
Cerca de 30 baleias-piloto encalharam na praia de Upanema, em Areia Branca, na manhã deste domingo (22). A maioria dos animais foi recolocada no mar pela população local, mas cinco delas já morreram, de acordo com a Polícia Militar. Biólogos consultados pelo G1 ainda não sabem informar o que ocasionou o encalhe dos animais. Areia Branca fica na Costa Branca do Rio Grande do Norte, distante 327 quilômetros de Natal.

De acordo com o tenente João Almeida, do Pelotão Ambiental da Policia Militar de Mossoró, os policiais foram avisados do encalhe por volta das 5h. "De imediato acionamos a equipe do pelotão ambiental e ainda o projeto Cetáceos, mantido pela Petrobras e pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Eles coordenaram a população na tentativa de resgatar os animais, reinserindo-os ao mar", falou o oficial.
Até as 9h40 deste domingo, ainda havia baleias vivas encalhadas na praia. A PM tentava com a Marinha do Brasil um rebocador para puxar os animais para o mar. Mesmo com o salvamento da maioria das baleias, cinco delas morreram - inclusive uma filhote, segundo a PM. Os animais mortos serão levados para estudo na universidade.
De acordo com biólogos, a baleia piloto não é costeira. Esses animais chegam a medir até 8,5 metros de comprimento, de coloração negra, cabeça em forma de globo sem bico definido e dentes presentes.
G1
Créditos: WSCOM Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.