sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Israel confisca comboio humanitário para Cisjordânia e agride diplomata



Grupo, com representantes de dez países europeus, se dirigia para o Vale do Jordão levar auxílio a beduínos.
Soldados israelenses detiveram hoje (20) um comboio de ajuda humanitária na Cisjordânia,que era acompanhado por representantes de dez países europeus, expropriaram o material e tiraram à força do grupo uma diplomata francesa, informaram à Agência Efe testemunhas e fontes diplomáticas.
O comboio incluía um caminhão com cinco tendas de campanha destinadas às famílias de Jirbet Majul, próxima ao Vale do Jordão, no leste do território ocupado da Cisjordânia, onde o Exército israelense tinha destruído há três dias alguns barracos habitados por beduínos.
A demolição ocorreu após uma decisão do Supremo Tribunal, que alegou que as estruturas careciam de permissões de construção. O acampamento se encontra na denominada zona C, ou seja, a parte da Cisjordânia (60%) na qual as autoridades militares israelenses controlam os assuntos civis e de segurança e raramente concedem permissões de construção.
Nesta semana, após duas frustradas tentativas do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, ambas barradas pelo Exército israelense, a representação diplomática estrangeira se organizou para evitar um novo bloqueio, assinalou à Agência Efe um trabalhador humanitário envolvido no caso.
A participação estrangeira era um gesto "simbólico" de apoio, ressaltaram fontes diplomáticas europeias.
O comboio partiu em direção à região nesta manhã com os diplomatas, principalmente europeus, mas o Exército israelense deteve novamente o grupo e ameaçou confiscá-lo.
Neste momento, uma representante francesa subiu na cabine do caminhão que transportava as tendas e se negou a abandoná-la, enquanto os diplomatas entravam em contato com suas representações em Jerusalém e Ramala para tentar desbloquear a situação, apontaram as testemunhas.
Posteriormente, a diplomata foi tirada à força pelos soldados israelenses, que também fizeram uso de três bombas de efeito moral onde se encontravam tanto os beduínos locais como os diplomatas e trabalhadores humanitários.

As fontes diplomáticas europeias acrescentaram que, além do uso das três bombas, os soldados israelenses deixaram dois homens feridos, ambos palestinos.

Consultado pela Agência Efe, o Exército israelense assinalou que o envio de forças de segurança tinha o objetivo impedir a "colocação ilegal de uma tenda de campanha" para garantir a "aplicação de uma decisão do Supremo Tribunal".

"No lugar, palestinos e ativistas estrangeiros começaram a lançar pedras, enquanto o Exército respondeu com métodos antidistúrbios, confiscou as tendas e deteve três palestinos que tinham sido os principais instigadores", assinalou o Exército Israelense.
Foto: Divulgação Cruz Vermelha
Créditos: Rede Brasil Atual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.