terça-feira, 17 de setembro de 2013

Libertadores pode ficar sem times paulistas depois de 15 anos

futebol

Corinthians e Santos oscilam, São Paulo ainda luta contra o rebaixamento e Palmeiras disputa a Série B.
Nos últimos 15 anos, os quatro grandes de São Paulo fizeram história na Taça Libertadores. Seja conquistando o título ou participando da final, as equipes paulistas sempre estiveram presentes na principal competição sul-americana, bem como o São Caetano, vice-campeão em 2002. Entretanto, os períodos de glória podem ficar para trás, já que por conta de oscilações das três equipes que disputam a Série A, a probabilidade de um representante paulista conquistar uma vaga para a competição de 2014 vinda pelo Brasileiro é pequena. Se Corinthians, São Paulo, Santos e Palmeiras não estiverem na Taça, a situação destacaria um feito inédito após um período de 15 anos consecutivos. 

Pelo campeonato nacional, o campeão de 2012 da Taça Libertadores, Corinthians, é o mais propenso a conquistar a vaga. Ocupando a sexta colocação, o Timão encontra-se há cinco pontos do Atlético/PR, última equipe na zona de classificação. O problema é que o time do Parque São Jorge não está tão distante da zona de rebaixamento. Há seis pontos da zona da degola, o Corinthians ainda segue como coadjuvante na competição. 

Das quatro equipes, apenas duas tem chances em outras competições. Os comandados de Tite ainda tem na Copa do Brasil uma chance de pleitear uma vaga na Libertadores. Tendo o Grêmio pelas quartas de final, a equipe teria seis jogos para disputar até a conquista da tão sonhada vaga.

Já o São Paulo, que apesar de fora da Z4 ainda luta contra o rebaixamento e tem a possibilidade de conquistar a vaga através da Copa Sul-Americana, onde disputará o bicampeonato. Vencedor da edição de 2012, o Tricolor Paulista conquistou o primeiro título em jogo polêmico diante do Tigre, que só durou 45 minutos por conta de confusões com os argentinos e os seguranças no intervalo da partida. Ainda sem pronunciamentos quanto ao planejamento para o torneio, cujo campeão também disputará a Libertadores, no próximo dia 26, o Soberano inicia sua caminhada no torneio ao enfrentar o Universidad Católica, mesmo rival da semifinal de 2012.

Correndo por fora temos a Ponte Preta, já que a Macaca, amargando a vice-liderança do rebaixamento, também disputa a Sul-Americana.

O Santos tem apenas uma chance e é no Brasileirão. Atual nono colocado, o Peixe precisa de uma rápida reação para diminuir a distância do clube paranaense, que mesmo com um jogo a menos, hoje é de sete pontos. O único grande sem chances de classificação para a Libertadores é o Palmeiras. Disputando a Série B do Brasileiro e eliminado da Copa do Brasil pelo Atlético/PR, a equipe já sabe que ficará de fora da edição de 2014.

Conquistas paulistas na Libertadores

O ano de 1998 foi a última edição da Libertadores sem a participação de paulistas na competição. São Paulo e Corinthians estiveram presentes por oito vezes, enquanto Palmeiras e Santos a disputaram por sete.

Em 1999 o Verdão iniciou a supremacia paulista no torneio ao vencer, de forma emocionante, o Deportivo Cáli, no Palestra Itália. Seis anos depois foi a vez do São Paulo conquistar o triunfo, ao bater o Atlético/PR na histórica final brasileira. O título de 2005 também foi marcado pelo primeiro tricampeonato da competição para o país. Um ano depois, o São Paulo fez mais uma final brasileira, contra o Internacional, mas perdeu a chance do tetra ser derrotado pelos gaúchos no Morumbi.

Desde então, o regulamento foi alterado à fim de que não haja mais finais entre clubes do mesmo país. Em 2011, o Santos da época de Neymar bateu o Peñarol na final, igualando-se ao Tricolor Paulista com três títulos. Já o Corinthians finalmente colocou uma conquista de Libertadores em sua história em 2012, ao vencer o Boca Juniors no Pacaembu e conquistar o título de forma invicta.
Foto:Focando a Notícia

Créditos:FutNet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.