sábado, 12 de outubro de 2013

Dilma bate Aécio e Campos no primeiro turno diz Datafolha

dilma2.jpg

A presidenta Dilma Rousseff venceria as eleições no primeiro turno caso os adversários fossem o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Pesquisa Datafolha divulgada hoje (12) mostra que a petista alcança 42% das intenções de voto, contra 21% do mineiro e 15% do pernambucano. Brancos, nulos ou nenhum somam 16%. Outros 7% não sabem em quem votar. O instituto avalia que o potencial eleitoral de Marina Silva foi dividido de forma praticamente igual entre os três postulantes.
Segundo o Datafolha, nas outras combinações possíveis Dilma seguiria à frente, mas não encerraria a disputa na primeira rodada. O cenário mais complicado, na atual conjuntura, para a presidenta é o que tem Marina Silva pelo PSB e José Serra pelo PSDB. Nesta simulação, que repetiria o quadro de 2010, ela fica com 37%, frente a 28% da ex-ministra do Meio Ambiente e 20% do tucano.
Quando Serra dá lugar a Aécio, Dilma sobe a 39%, Marina fica com 29% e o senador tem 17%. 10% dizem votar branco ou nulo e 5% não sabem responder. No último cenário testado pelo Datafolha, a presidenta tem 40%, contra 25% de Serra e 15% de Campos.
Na simulação espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados ao entrevistado, Dilma tem 17%, frente a 6% do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 4% de Aécio e 4% de Marina.
No segundo turno, Dilma bateria qualquer adversário. Contra Marina, ela faz 47% a 41%. Contra Aécio, 54% a 31%. Ela mantém 54% quando o oponente é Campos, que tem 28%, e cai a 51% ao enfrentar Serra, que marca 33%.
O grau de conhecimento do governador de Pernambuco é o mais baixo entre os cinco candidatos possíveis no próximo ano. Apenas 57% sabem quem é Eduardo Campos, mas a maioria entre eles, 32%, só “ouviu falar” dele. Aécio é desconhecido de 22% do eleitorado, e 35% só ouviu falar no político mineiro. 88% dos entrevistados dizem conhecer Marina Silva, mas apenas 23% afirmam saber “muito bem” quem ela é. Já Serra é conhecido por 97%, e 40% indicam saber muito bem de quem se trata. Dilma é conhecida por 99%, e 56% afirmam saber muito bem quem ela é.
Quanto à taxa de rejeição, Serra mantém a tradição de liderar nessa pesquisa, a exemplo de pleitos anteriores, na prefeitura de São Paulo, na Presidência da República e no governo estadual. 36% dizem que não votariam nele de jeito nenhum, contra 27% de Dilma, 25% de Campos, 24% de Aécio e 17% de Marina.
O Datafolha fez 2.517 entrevistas em 154 municípios, com margem de erro de 2 pontos para mais ou para menos.
Créditos: Rede Brasil Atual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.