segunda-feira, 28 de outubro de 2013

EUA espionou 60 milhões de telefonemas na Espanha em um mês



(Reuters) - A Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) recentemente monitorou mais de 60 milhões de ligações telefônicas na Espanha no período de um mês, disse um jornal espanhol nesta segunda-feira, citando um documento que fez parte dos vazamentos feitos pelo ex-prestador de serviço da NSA Edward Snowden. O governo espanhol diz até o momento que não tem conhecimento de espionagem a seus cidadãos por parte da agência norte-americana, que foi acusada de acessar dezenas de milhares de telefonemas na França e de monitorar as comunicações da presidente Dilma Rousseff e da chanceler alemã, Angela Merkel, entre outros casos de espionagem.
Na sexta-feira a Espanha resistiu aos pedidos da Alemanha por um acordo de "não espionagem" entre os 28 países-membros da União Europeia, similar ao acordo negociado entre Berlim e Paris. O premiê espanhol, Mariano Rajoy, disse que o país ainda buscava mais informações.
O jornal El Mundo publicou nesta segunda-feira a reprodução de um gráfico que, segundo o jornal, era um documento da NSA mostrando que a agência espionou 60,5 milhões de telefonemas na Espanha entre 10 de dezembro de 2012 e 8 de janeiro deste ano.
O jornal disse que chegou a um acordo com o jornalista Glenn Greenwald, que mora no Rio de Janeiro e recebeu os vazamentos de Snowden e publicou as denúncias sobre outros países, incluindo o Brasil, para ter acesso aos documentos envolvendo a Espanha.

(Reportagem de Sarah White e Emma Pinedo)
Créditos: Agencia Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.