A notícia surpreendeu não só países europeus e a vizinha República Tcheca, mas também a própria Eslováquia. O primeiro-ministro Robert Fico, simplesmente se recusou a comentar, notando apenas que esta vitória não está ligada ao aumento de sentimentos nacionalistas na região. Mas como algo assim poderia ter acontecido numa antiga terra de guerrilheiros que em 1944 se levantou contra os nazistas? E é aqui, no coração da resistência antifascista, ganha uma pessoa que abertamente simpatiza à Alemanha nazista. O fato de que um nazista aberto se tornou governador não surpreende o professor da Universidade de Bratislava Vladimir Bachishin:
“Marian Kotleba é conhecido aqui há muito tempo. Durante muitos anos ele e seus partidários marcham em frente ao túmulo de Josef Tiso, o presidente da República Eslovaca, o qual efetivamente levou o país à ocupação. Os ativistas de extrema direita marcham em uniformes que lembram muito os nazistas. Eles são vistos como uma espécie de folclore. As declarações misantrópicas desse, se assim se pode dizer, político, são amplamente divulgadas. No entanto, o que ele diz sobre os ciganos tem todos os sinais de intolerância racial. De acordo com a lei eslovaca, tal retórica é rigorosamente perseguida. Mas em todos estes anos, nenhum político, nenhum partido abriu processo judicial contra ele. Caso contrário, Kotleba e seus partidários já teriam sido presos há muito tempo.
A segunda razão para a vitória escandalosa do neonazista foi o comparecimento extremamente baixo, cerca de 20%. Foram-lhe suficientes os 10-12 % dos votos de seus apoiantes para ganhar. Claro, existem sempre causas mais profundas que explicam o fenômeno da votação pela extrema direita. No nosso caso, é a extremamente elevada taxa de desemprego em algumas áreas da região Banska Bystrica – até 25%. E eu estou citando o número de desempregados registrados oficialmente.
No parlamento local estão representados partidos políticos normais. O senhor Kotleba não poderá fazer nada sem a aprovação do legislativo, e isso agrada. Mas, pessoalmente, eu acho que a sua eleição é “uma desgraça de Banska Bystrica”.
Resta acrescentar que após a sua eleição para o alto cargo o novo governador disse que pretende implementar o programa de seu partido na prática na região de Banska Bystrica.