sábado, 25 de janeiro de 2014

Estresse no ambiente de trabalho pode ser evitado pela negociação

estresseA fixação de metas a serem atingidas em empresas é uma das principais causas do estresse no ambiente de trabalho. De acordo com a médica pesquisadora da Fundacentro, Maria Maeno, a negociação destes objetivos por meio dos sindicatos é uma das formas mais eficazes para evitar a pressão.
 A redução do quadro de funcionários das empresas faz com que cada trabalhador tenha suas funções aumentadas, o que acarreta um ritmo mais intenso para quem fica, aponta a pesquisadora. Além de cumprir a jornada, destaca, a maioria das pessoas também trabalha fora do expediente para cumprir metas, abrindo mão de eventos familiares e sociais.
O uso de métodos de cobrança como o envio de mensagens e lembretes também aumenta a pressão entre os próprios funcionários. “No caso do comércio, muitas vezes os trabalhadores prolongam informalmente suas jornadas e acabam disputando os clientes com os colegas”, aponta.
A médica ainda ressalta que estratégias adotadas pela gestão, como a ginástica laboral, não reduzem a tensão no ambiente de trabalho. “A ginástica acaba sendo mais uma obrigação para o trabalhador que tem que continuar cumprindo suas metas.”
Créditos: Rede Brasil Atual 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.