sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Governo sírio ameaça abandonar conferência de paz

 O ministro de Relações Exteriores da Síria, Walid al-Moualem, disse nesta sexta-feira (24) ao mediador da ONU que, se não houver reuniões "sérias" até sabado, a delegação do governo sírio irá abandonar as negociações de paz em Genebra.
"Se não houver reuniões sérias de trabalho até sábado, a delegação oficial síria vai deixar Genebra, por conta da falta de seriedade ou de preparo do outro lado", disse Moualem, segundo a TV estatal síria, citando uma fonte da ONU.
A delegação do governo sírio encontrou com o mediador Lakhdar Brahimi nesta sexta, durante cerca de uma hora. A TV estatal disse que a reunião teve uma "atmosfera positiva". Mais tarde, Brahimi deve se encontrar com a delegação oposicionista. Mais cedo, o ministro sírio da Informação, Omaran Zoabi, disse que o governo não iria aceitar os pedidos da oposição para a formação de um governo transitório.
Delegados oposicionistas disseram à agência Reuters que a oposição não iria se encontrar com a delegação do governo até que ela endosse o comunicado de Genebra de 30 de junho de 2012, que pede a instalação de um governo de transição.
A conferência de Genebra 2, promovida pela ONU e com mediação de EUA e Rússia, tenta uma difícil solução política para a guerra civil síria, que dura quase três anos, matou mais de 130 mil pessoas e gerou uma crise humanitária e de refugiados no país.
Créditos: WSCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.