domingo, 23 de fevereiro de 2014

ONU aprova resolução para ajuda humanitária à Síria

ONU aprova por unanimidade resolução para ajuda humanitária à Síria
O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) adotou hoje, por unanimidade, resolução não vinculativa solicitando o levantamento do cerco de várias cidades sírias e facilidades de circulação para grupos de ajuda humanitária no país. 

Depois de ter ameaçado com um veto, a Rússia acabou subscrevendo texto apresentado pela Austrália, por Luxemburgo e pela Jordânia, e apoiado pelo Reino Unido, pelos Estados Unidos e pela França. No entanto, alguns diplomatas duvidam da eficácia da Resolução 2.139, sem que haja sanções automáticas para forçar o regime sírio a deixar passar os veículos de ajuda humanitária. 
Desde o início da crise na Síria, em março de 2011, a Rússia bloqueou por três vezes a aprovação de uma resolução destinada a pressionar o regime de Bashar al Assad e contou com o apoio da China, que se associou à posição russa.
 O Conselho de Segurança das Nações Unidas já tinha adotado, em outubro do ano passado, declaração na qual reclamava melhor acesso à ajuda humanitária na Síria, mas esta acabou por não ter qualquer efeito.
Créditos: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.