domingo, 16 de fevereiro de 2014

Venezuela: Maduro acusa Lopez e Uribe de patrocinar grupos fascistas

CaracasEm marcha pela paz, que reuniu milhares de simpatizantes do chavismo, O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, voltou a acusar ontem (15) o líder oposicionista Leopoldo López de ser idealizador dos atos de violência que na última semana culminaram com a morte de três pessoas e mais de 60 feridos. Os confrontos ocorreram durante manifestações envolvendo apoiadores e opositores do governo. “Covarde , fascista, você está sendo procurando”, afirmou Maduro, em discurso feito durante um ato “pela paz e pela vida”, convocado pelo governo. Lopez é uma personalidade da direita em ascensão, que tem radicalizado os discursos pedindo a saída de Maduro e promovido atos hostis ao sucessor de Hugo Chávez Após duas derrotas seguida – para Chávez e para Maduro – o dirigente oposicionista Henrique Caprilles vem perdendo espaço para a direita raivosa.
Capriles, por sua vez, acusou o governo de distribuir armas a grupos que o apoiam. “A Venezuela precisa de um governo que aja de forma séria e responsável. Aqui reina a irresponsabilidade, e a mentira. Para acabar com a impunidade, precisam parar de forçar os juízes a agir como militantes de um partido político”, disse.
Em seu discurso de hoje, Maduro atacou também o ex-presidente da vizinha Colômbia, Álvaro Uribe, acusando-o de financiar grupos “fascistas” e de estimular as ações voltadas para desestabilizar e derrubar o governo bolivariano. Segundo Maduro, “Não queremos mais violência, não ao fascismo”, conclamou, convocando estudantes, trabalhadores, comunidades das periferias e movimentos sociais a “garantir a paz nas ruas”.
“Eles disseram que iam às ruas e que não iam sair das ruas até que o Maduro renunciasse. Eu quero dizer aos loucos fascistas que o Maduro não vai renunciar, nem um só milímetro, ao poder que o povo da Venezuela lhe deu. Vou continuar no poder porque o povo está no poder”, disse, jurando pela Constituição que nada o tirará do caminho da “Revolução Bolivariana”.
A manifestação reuniu milhares de pessoas na Avenida Bolivar, região central de Caracas. O ato político foi acompanhado de atividades esportivas e shows. O chanceler Elías Jaua enfatizou que o país desfruta de garantias ao direito às manifestações pacíficas, mas alertou que o Estado tem a obrigação de reagir aos surtos de violência. Com informações de Ópera Mundi, Página 12 e Telesur.
Créditos: Rede Brasil Atual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.