sábado, 16 de agosto de 2014

Cruz Vermelha pode assumir controle da ajuda humanitária na Ucrânia

Ucrania, Russia, ajuda humanitaria, Cruz Vermelha

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) está pronto para assumir o comando da coluna com ajuda humanitária apenas no caso da conclusão de um acordo entre os lados russo e ucraniano, mas esse acordo ainda não foi alcançado, declarou a jornalistas a representante do Departamento de Relações Públicas do CICV, Galina Balzamova.
"Estamos fazendo uma reunião trilateral da qual participam os guardas de fronteira da Federação Russa e da Ucrânia, bem como os representantes da Cruz Vermelha, discutem-se os detalhes específicos da entrada do comboio russo no território da Ucrânia, e a forma como será realizado o controle na fronteira", disse ela.
Respondendo a uma pergunta da RIA Novosti, se o CICV possui uma lista completa da ajuda humanitária, Balzamova disse: "Há uma lista geral, mas uma detalhada ainda não foi apresentada, apesar de ser necessária".
Segundo ela, o CICV atua como um mediador independente e neutro. "Por isso, o acordo deve ser alcançado por ambos os lados, russo e ucraniano. Como, por enquanto, não há um acordo detalhado, a Cruz Vermelha não pode assumir jurisdição da carga", acrescentou Balzamova.
Créditos: Voz da Rusia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.