quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Ebola pode atingir 20 mil pessoas e vai custar mais de R$ 1 bi para ser freada

O Ebola pode matar mais de 20 mil pessoas apenas no atual surto e frear a doença irá custar mais de R$ 1 bilhão. Hoje, em Genebra, a entidade anunciou seu plano para o combate à doença que, por enquanto, fez 1.552 mil mortos entre 3.069 infectados. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que governo usem até mesmo seus exércitos para tentar frear o vírus e alerta que os países africanos afetados precisam de mais médicos e de pelo menos mais 1,5 mil leitos em seus hospitais. 

Os últimos dados revelam que a propagação da doença está se acelerando. “O ebola continua a se proliferar de uma maneira alarmante, com países tendo sérias dificuldades para controlar o surto”, alerta o plano da OMS. “O surto continua grave e a transmissão ainda está aumentando de uma forma substancial”, declarou. Para a OMS, essa realidade coloca um “sério risco para a segurança sanitária global”. 
Em regiões já afetadas, a previsão é de que o número real de casos seja até quatro vezes superior ao que se tem registrado. Mas os números finais podem rapidamente chegar a 20 mil.
Segundo o plano, será necessário uma resposta internacional “massiva” para ajudar os países afetados. O principal objetivo é o de parar a transmissão em capitais e cidades portuárias, o que ajudaria no esforço de contenção da doença. Para isso, o plano da OMS prevê que os países afetados possam implementar em todo seu território as medidas para evitar a contaminação. A entidade ainda sugere que governos criem mecanismos para responder de forma imediata a cada novo caso, isolando os infectados. Outra medida é ainda a de fortalecer a capacidade do serviço de saúde, principalmente de áreas onde existe uma intensa transmissão e centros de transporte.
Créditos: Agora MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.