quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Cientistas descobrem nuvens de gás luminoso nas proximidades dos polos do Titã

Titã, espaço, Saturno, nasa

A NASA informa que manchas de gás vistosas que irradiam claridade na penumbra e durante o alvorecer nas proximidades dos Polos Norte e Sul do Titã, o maior satélite de Saturno, foram descobertas por uma equipe internacional de cientistas que estudava a composição química da atmosfera deste corpo celeste.
Os cientistas supõem que as manchas luminosas são resultado da concentração de gases na região dos polos do Titã, mas não encontraram, por enquanto, uma explicação fidedigna deste fenômeno. Ao mesmo tempo são analisadas várias causas possíveis de surgimento de manchas de gás luminoso, incluindo os efeitos térmicos, regularidades, anteriormente desconhecidas, de circulação da atmosfera no Titã ou a influência de Saturno e do seu potente campo magnético, que abrange o satélite.
O Titã, descoberto em 1655, é o segundo maior satélite e o único corpo do Sistema Solar, exceto a Terra, em cuja superfície foi comprovada a existência do liquido. Além disso, o Titã é o único satélite do planeta que possui atmosfera bastante densa. A superfície do Titã é constituída basicamente pelo gelo de água e substâncias orgânicas sedimentares. A atmosfera densa do satélite consiste sobretudo de nitrogênio. Todavia, nela existe também uma pequena quantidade de metano e de etano que formam as nuvens.Foto: Flickr.com/NASA/Jason Major/cc-by-nc-sa 3.0
Créditos:  Voz da Russia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.