quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Dor de cabeça, formigamento nos braços e vômitos podem ser sinais de AVC

Dor de cabeça forte, perda da visão de um dos olhos, sensação de formigamento nos braços, alteração na fala, confusão mental, náuseas e vômitos. Todos esses são sintomas do AVC (Acidente Vascular Cerebral) que, segundo o Ministério da Saúde, mata mais de 100 mil pessoas por ano no Brasil. 
De acordo com o neurorradiologista e professor da Unifesp, Roberto Nogueira, um em cada seis brasileiros corre risco de sofrer um derrame ― nome popular para a doença ―, por isso, é fundamental se ater aos sintomas para antecipá-lo. É importante se atentar aos sintomas, encaminhar o paciente ao hospital o mais rápido e fazer exames de imagem para detectar a causa do problema.
Uma doença que compromete veias e/ou artérias, o AVC pode ser isquêmico ― entupimento de um vaso que leva sangue ao cérebro ― ou hemorrágico ― rompimento de um vaso no cérebro. Segundo o neurorradiologista João de Deus, cerca de 80% dos derrames são do tipo isquêmico. Embora os dois tipos sejam graves, o hemorrágico, que está ligado principalmente à hipertensão arterial, pode causar maiores danos cerebrais que são irreversíveis. 
Para Nogueira, apesar de ser difícil de prevenir o AVC, é importante que as pessoas cuidem da saúde para reduzir os riscos de desenvolver o problema. Evitar a obesidade, cigarro, álcool, controlar os níveis de colesterol, da pressão alta e do diabetes são fundamentais para afastar o problema. Manter uma rotina de atividades físicas também ajuda. Foto: Solução.com
Créditos: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.