domingo, 19 de outubro de 2014

Proteína de manhã evita fissura por doce

Muita gente alega que não sente a mínima fome ao acordar, mas um estudo mostra que tomar café da manhã ajuda a controlar a fissura por doces ao longo do dia. E, se a refeição for rica em proteínas, dá para driblar a gula por alimentos gordurosos também. Pesquisadores da Universidade do Missouri, nos Estados Unidos, descobriram que começar o dia com uma refeição proteica, com ovos, leite ou peito de peru, por exemplo, ajuda a aumentar os níveis de uma substância química no cérebro associada à sensação de recompensa, a dopamina.

De acordo com Heather Leidy, professora de nutrição e fisiologia do exercício, participantes da pesquisa apresentaram um declínio dramático no desejo de comer doce depois que começaram a tomar café da manhã. O trabalho contou com um grupo de 16 mulheres jovens, com idade média de 19 anos, mas Leidy acredita que os resultados podem ser generalizados para adultos e para ambos os sexos. Os dados foram publicados no Nutrition Journal. 

Embora o estudo tenha contado com pouca gente, ele não é o único a mostrar os benefícios do café da manhã. Os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) já alertaram para o fato de que muitos adolescentes americanos saem de casa em jejum e que isso aumenta o risco de comer demais nas refeições seguintes. No Brasil, pular a primeira refeição do dia também é algo comum, embora existam poucas pesquisas sobre o hábito. Muitos adolescentes dizem que têm sono demais para sentir fome de manhã – será que não é o caso de ir deitar mais cedo, ou então levar um lanche saudável para comer um pouco mais tarde.
Créditos: WSCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.