sábado, 29 de novembro de 2014

Carteira de Trabalho Digital é emitida em menos tempo e integra todos os dados do trabalhador

A partir de agora os trabalhadores do Distrito Federal passam a ter a sua Carteira de Trabalho Digital. Emitida em até 20 minutos, a novidade já foi lançada em alguns estados e nesta quinta-feira (27) foi a vez de trabalhadores de Brasília recebê-la. Além da emissão imediata, o novo documento traz como benefícios a integração de todos os dados do trabalhador nos diversos bancos de dados do governo federal. A mudança também tornou a carteira de trabalho 100% gratuita, o cidadão não precisa mais desembolsar pela foto, tirada na hora. A expectativa do Ministério do Trabalho é que o novo sistema esteja implantado em todo o País até janeiro de 2015. Além do DF, os estados do Ceará, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul realizam a emissão digital daCarteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
Para o ministro do Trabalho, Manoel Dias, o objetivo do governo com a iniciativa é facilitar a vida do trabalhador e contribuir para a prestação de serviços públicos de qualidade.
“Antes da implantação do novo sistema, o trabalhador levava de 10 a 30 dias para receber a sua carteira de trabalho. A partir da implantação dessa tecnologia em 20 minutos ele sai com a sua carteira pronta. Com muito mais garantia e segurança, já que todos os seus dados estão ali registrados e registrados também no centro de tecnologia do Ministério do Trabalho. Além disso, ele pode fazer o agendamento quando for tirar o documento, o que evita que ele tenha que enfrentar filas”, destacou.
Aqueles que já possuem a sua carteira de trabalho não precisam emitir uma novo documento. A antiga permanece válida. Somente no caso de uma segunda via ou da emissão da primeira via é que ocorre a impressão e validação pelo novo sistema.
A nova Carteira de Trabalho é válida em todo o território nacional e tem numeração única para todas as vias. As mudanças buscam reduzir o número de fraudes, uma vez que o cidadão tem todas as suas informações cruzadas e analisadas no ato na solicitação da carteira. O trabalhador passa a contar com todas as informações atualizadas e disponíveis no novo documento, permitindo também maior agilidade no pagamento de benefícios trabalhistas e previdenciários. De acordo com dados do Ministério do Trabalho, por ano são emitidas mais de 6 milhões de carteiras de trabalho em todo o País. Só no Distrito Federal são emitidas 180 mil anualmente. Foto: EBC.
Créditos: Blog do Planalto

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