quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Cuba e EUA anunciam restabelecimento de relações diplomáticas

Em pronunciamentos simultâneos, transmitidos por suas redes nacionais de televisão, os presidentes de Cuba, Raúl Castro, e dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciaram ontem (17) uma mudança histórica nas relações entre os dois países, com o "restabelecimento das relações diplomáticas" e a "adoção de medidas mútuas para melhorar o clima bilateral". porque, segundo sua opinião, a política atual "fracassou durante décadas" e pediu um debate "honesto" no Congresso sobre o fim do embargo imposto à ilha desde 1961.
Em discurso considerado histórico Castro agradeceu o apoio do Vaticano e do papa Francisco ao "melhoramento" das relações entre Cuba e Estados Unidos, e ao governo do Canadá por ter facilitado um diálogo de "alto nível", que os dois países realizaram ali durante vários meses de forma secreta. Por sua vez, Barack Obama justificou a abertura do diálogo com Cuba afirmando que o "isolamento não funcionou", e argumentou  que "chegou o momento de um novo enfoque" sobre a ilha.
"Não espero que as mudanças que estou anunciando hoje provoquem uma transformação da sociedade cubana da noite para o dia", destacou Obama. No entanto, defendeu que uma "política de compromisso" com a ilha pode ser muito mais eficaz que o "isolamento", e que "não serve aos interesses dos Estados Unidos tentar empurrar Cuba em direção ao colapso".
Nesse sentido, pediu ao Congresso, que a partir de janeiro estará controlado totalmente pelos republicanos, que inicie um debate "sério e honesto" sobre o embargo econômico unilateral imposto a Cuba em 1961. O líder cubano esclareceu que, embora se tenha decidido avançar na normalização das relações entre os dois países, "isto não quer dizer que o principal tenha sido resolvido" e exigiu o fim do "bloqueio econômico, comercial e financeiro que provoca enormes danos humanos e econômicos".
"Embora as medidas do bloqueio tenham sido transformadas em lei, o presidente dos Estados Unidos pode modificar sua aplicação com o uso de suas faculdades executivas", lembrou Castro. Obama e Castro, falaram por telefone para fechar o acordo. As medidas anunciadas hoje incluem a flexibilização das restrições às viagens e ao comércio entre Estados Unidos e Cuba, assim como às remessas que os cubanos recebem de território americano.
Além disso, Obama pediu a seu secretário de Estado, John Kerry, que revise a inclusão de Cuba na lista de países aos quais os Estados Unidos consideram patrocinadores do terrorismo. O presidente americano também confirmou hoje sua participação na Cúpula das Américas, que o Panamá receberá em abril de 2015 e para a qual Cuba também foi convidada. Fruto das conversas entre os dois países, foi decidida a libertação do americano Alan Gross, preso por subversão em Cuba, assim como de três agentes cubanos do grupo conhecido como "Los Cinco", que permaneciam presos nos Estados Unidos.

Embargos

Raúl Castro esclareceu que, embora se tenha decidido avançar na normalização das relações entre os dois países, "isto não quer dizer que o principal tenha sido resolvido" e exigiu o fim do "bloqueio econômico, comercial e financeiro que provoca enormes danos humanos e econômicos".
"Embora as medidas do bloqueio tenham sido transformadas em lei, o presidente dos Estados Unidos pode modificar sua aplicação com o uso de suas faculdades executivas", lembrou Castro. O presidente cubano admitiu que persistem profundas diferenças entre os dois países, "fundamentalmente em matéria de soberania nacional, democracia, direitos humanos e política externa", mas reafirmou a "vontade" do governo de Cuba em dialogar sobre todos esses temas.
"Propomos ao governo dos Estados Unidos a adoção de medidas mútuas para melhorar o clima bilateral e avançar rumo à normalização dos vínculos entre nossos países, baseados nos princípios do Direito Internacional e na Carta das Nações Unidas", ressaltou Castro. Neste novo clima de diálogo, Castro pediu que os EUA "removam os obstáculos que impedem ou restringem os vínculos entre nossos povos", em particular os relativos às viagens, ao correio postal direto e às telecomunicações.
"Os progressos alcançados nas conversas realizadas demonstram que é possível encontrar solução para muitos problemas. Como repetimos, devemos aprender a arte de conviver, de forma civilizada, com nossas diferenças", ponderou. Com reportagens da Efe
Créditos: Rede Brasil Atual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.