segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Papa diz que Cúria sofre de 'Alzheimer espiritual'

Papa critica 'patologia do poder' e ‘Alzheimer espiritual’ no  VaticanoNesta segunda-feira (22), o papa Francisco criticou a Cúria, dizendo que algumas pessoas têm vidas duplas hipócritas, desejam o poder a qualquer custo e sofrem de "Alzheimer espiritual", ou seja, esquecem que deveriam ser homens de Deus. O papa aproveitou o tradicional encontro para lembrar o Natal com os membros da Cúria romana, que administram o governo da Igreja, para advertir sobre os males que devem evitar.
Em seu discurso anual aos cardeais e bispos, o papa afirmou que, "como qualquer corpo humano", a Cúria sofre de "infidelidades ao Evangelho" e de "doenças que precisa aprender a curar".
O papa listou 15 doenças, usando expressões fortes como, além de "alzheimer espiritual", "terrorismo de fofocas", "esquizofrenia existencial", "exibicionismo mundano", "narcisismo falso" e "rivalidades e vanglória". "A cura é o fruto da tomada de consciência da doença", concluiu o papa, pedindo que os bispos e cardeais se permitam que o Espírito Santo inspire suas ações, invés de confiar apenas em suas capacidades intelectuais. "A Cúria deve sempre melhorar e crescer na comunhão, santidade e conhecimento para cumprir a sua missão", disse.
"A doença da esquizofrenia existencial", está presente nos que vivem "uma vida dupla fruto da hipocrisia típica do medíocre" e afeta aqueles que "abandonaram o serviço pastoral só para fazer os assuntos burocráticos", explicou. Francisco disse que a "fofoca pode acabar com a reputação de colegas a sangue frio". Além disso, citou "a doença da indiferença com os demais", pois o religioso "deve ser uma pessoa amável, serena, entusiasta e alegre".
Outro dos males é o da "rivalidade e a vanglória", que surge "quando a aparência e a cor dos vestidos e as insígnias de honra se transformam no objetivo primário da vida".
A doença de "acumular bens materiais" e a de pertencer "a círculos fechados" também foram citadas.Foto: Ricardo Antimiani/EPA.
Créditos: Correio do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.