segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Quase metade dos jovens brasileiros viram a mãe ser agredida

O Brasil é um país machista, mesmo para as gerações mais novas. É o que mostra pesquisa divulgada pelos institutos Avon e Data Popular. Enquanto 48% dos jovens consideram errado mulher sair sozinha com os amigos, sem o namorado, 96% dos entrevistados reconhecem viver em uma sociedade machista. A pesquisa foi realizada pela internet, com jovens de todas as regiões do Brasil.
Segundo a pesquisa, o comportamento dos jovens reproduz, em muitos casos, o relacionamento familiar. Dos mais de 2 mil entrevistados, entre 16 e 24 anos, cerca de 40% disseram ter presenciado a mãe ser agredida. Desses, a maioria dos 1.017 homens entrevistados confessou ter praticado violência e controle contra a namorada.

Ao ouvir as mulheres, o dado é ainda mais alarmante. Das 1.029 mulheres ouvidas pela pesquisa, 40% afirmaram que o parceiro controla o que fazem, onde e com quem estão. E ainda, 9% contam que foram obrigadas a fazer sexo quando não estavam com vontade e 37% confessaram ter feito relação sexual sem camisinha por insistência do parceiro.
O controle excessivo é ainda maior sobre as mulheres. O levantamento comprova que 35% das jovens foram xingadas pelo namorado e 33% disseram ter sido impedidas de usar determinada roupa.
Assédio – Existem diferenças claras entre uma simples cantada e o assédio. A primeira precisa do consentimento da mulher, enquanto a segunda é feita de forma gratuita, agressiva e gera constrangimento.
O esclarecimento se faz necessário diante dos mais de 78% de jovens que relataram ter sofrido algum tipo de assédio. Entre elas, 68% disseram já ter recebido alguma cantada ofensiva; 31% foram assediadas fisicamente no transporte público e 44% foram vítimas de abordagem violenta em festas.
Giselle Mota, de 34 anos, foi agredida em uma balada em Brasília (DF) ao recusar uma cantada ofensiva. “Ele passou a mão em mim e ainda achou graça da situação. Depois do empurrão que eu dei nele, ficou rindo com os amigos que estava, inclusive, fazendo o mesmo com outras garotas. Até que ele voltou e deu uma garrafada no meu rosto”, conta.
O fato aconteceu em 2005 e causou forte trauma na jovem, por sofrer vários cortes no rosto e na boca. “Nunca mais consegui entrar em uma balada”, confessa. “Foi um grande constrangimento, durante a confusão e mesmo depois, para explicar o que tinha acontecido”.

Juventude machista – Cerca de 30% dos homens ouvidos pela pesquisa acham que mulher que usa saia curta e decote “está se oferecendo”. A sentença está correta para 20% das mulheres. Reflexo desse pensamento, 68% acham errado uma moça ter relações sexuais no primeiro encontro e 76% não concordam com a mulher ter vários parceiros. E ainda, 80% dizem que elas não devem ficar bêbadas em público.
Por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias.
Créditos:  Agencia PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.