terça-feira, 14 de abril de 2015

Cachorros conseguem detectar câncer de próstata com 90% de precisão

CACHORRO MDICOUma pesquisa publicada no Journal of Urology sugere que cachorros bem treinados podem diagnosticar câncer a partir de amostras de urina com notável precisão.Os pesquisadores treinaram dois pastores alemães fêmeas para detectar substâncias químicas ligadas ao câncer de próstata. Depois, o adestramento foi posto à prova: elas farejaram amostras de urina de 900 homens. Destes, 360 tinham câncer de próstata e 540 não.
Uma das cadelas acertou 98,7% dos casos. Já a outra acertou 97.6%.Agora, os autores da pesquisa trabalham para aprimorar a técnica para um possível uso prático no futuro, de acordo com o Guardian. Hoje, o consenso para diagnóstico de câncer de próstata é a combinação de toque retal e exame de PSA, seguidos de confirmação por biópsia.
Embora fazer o exame de PSA anualmente permita detectar a doença muito antes de ela começar a se manifestar, a precisão do exame evoluiu pouco desde sua introdução.Cerca de 70% dos pacientes com PSA elevado que são submetidos a biópsia não têm câncer. Além disso, 20% dos pacientes de câncer de próstata têm níveis normais de PSA, revela o site Harvard Prostate Knowledge.
Créditos; Brasil Post

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.