quinta-feira, 21 de maio de 2015

Aborto espontâneo ocorre em 20% das gestações

Aborto espontâneo ocorre em 20% das gestações Sebastian Kaulitzki/ShutterstockUma pesquisa feita entre mais de mil adultos americanos mostrou que a maioria - 55% - dos entrevistados acredita que o aborto é uma complicação rara na gravidez. Os resultados publicados no jornal Obstetrics & Gynecology mostram que, diferente do que muitas pessoas imaginam, o aborto espontâneo é frequente e ocorre, em média, em uma a cada quatro gestações. Após avaliarem as percepções do público sobre o tema, pesquisadores da Yeshiva University e do Montefiore Health System, ambos nos Estados Unidos, afirmaram também que o sentimento de culpa e vergonha é mais comum do que se imagina entre mulheres que sofrem abordo espontâneo.

Uma equipe liderada pelo professor Zev Williams elaborou um questionário com 33 itens para analisar o que as pessoas sabiam sobre o assunto e sobre os efeitos psicológicos do problema. Respostas foram recolhidas por três dias de participantes anônimos, dos quais 15% relataram casos de aborto espontâneo. De acordo com o estudo, 22% das pessoas acreditam que hábitos de vida como fumar e ingerir bebida alcoólica são a causa mais comum de aborto espontâneo. Porém, especialistas afirmam que 60% dos casos são devido a problemas genéticos. Outras causas comprovadas incluem anormalidades no útero, doenças endócrinas e doenças autoimunes.

Os participantes também acreditaram equivocadamente em outros fatores que poderiam causar aborto, como estresse (74%), levantamento de objetos pesados (64%), histórico de doenças sexualmente transmissíveis (41%), uso de DIU (28%) e de anticoncepcionais (22%). Entre os casais que sofreram aborto, 47% sentiram-se culpados, 41% pensaram ter feito algo errado e 28% ficaram envergonhados. Somente 45% achou que teve apoio emocional da comunidade médica.  Como o aborto é muito comum, mas raramente discutido, muitas mulheres e casais sentem-se isolados e sozinhos. Precisamos educar melhor as pessoas sobre o tema, o que poderia ajudar a reduzir o estigma associado a ele — disse Williams . Foto: Sebastian Kaulitzki / Shutterstock
Créditos: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.