sexta-feira, 22 de maio de 2015

Sobrepeso na gravidez pode afetar a imunidade do bebê.

Mães com sobrepeso podem ter complicações durante a gestação, como o aumento do risco de diabetes gestacional ou parto prematuro. Além disso, o problema está relacionado com resultados adversos para a saúde do bebê no futuro – diabetes do tipo 2 e doenças cardiovasculares. Recentemente, um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, também mostrou que os quilos extras da mãe podem enfraquecer o sistema imunológico do recém-nascido, aumentando os riscos do bebê desenvolver doenças cardíacas e asma, por exemplo.


Pesquisadores acompanharam 39 mães da cidade de Portland, nos Estados Unidos, e usaram o índice de massa corporal (IMC) das mulheres para classificá-las em três grupos: as com peso saudável, aquelas com sobrepeso (IMC entre 25 e 30) e as consideradas obesas (IMC acima de 30). Das participantes, nenhuma era fumante, tinha diabetes ou teve complicações durante a gravidez.
Após o nascimento, a equipe analisou amostras de sangue do cordão umbilical dos recém-nascidos e concluiu que as células imunes dos bebês de mães obesas não responderam aos antígenos bacterianos, em comparação às crianças de mães saudáveis. De acordo com Ilhem Messaoudi, professora da Universidade da Califórnia, essas alterações podem comprometer a vacinação da criança.

A professora ressalta que mais estudos são necessários para avaliar a relação existente entre o sobrepeso na gestação e o sistema imunológico dos bebês, questionando se será necessário alterar a frequência com que as crianças de mães obesas são vacinadas nos dois primeiros anos de vida. Ilhem recomenda que mulheres que pensam em engravidar conversem com o ginecologista sobre a gestão de peso na gestação e sobre fatores que podem prejudicar o recém-nascido.  A avaliação com um especialista é importante pois a obesidade tem graves influencias na saúde materna, como a baixa fertilidade, por exemplo — afirma a professora.
Os resultados foram publicados na revista científica Pediatric Allergy and Immunology.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.