sexta-feira, 22 de maio de 2015

Surto de virose misteriosa ocorre na PB

Um surto misterioso de virose tem preocupado a população do município de Patos, no Sertão paraibano. Já foram  registrados vários casos da doença. Os sintomas mais comuns são febre, dores nas articulações e manchas pelo corpo. 
De acordo com a enfermeira coordenadora do PSF I, Luíza Sátiro, inúmeros casos chegam aos hospitais e unidades básicas. Ela conta que o Hospital Regional de Patos ofereceu capacitação aos profissionais de saúde dos municípios que compõem a sexta regional.

A doença tem sido confundida com a dengue, pois, os sintomas são bastante parecidos. Nos últimos meses, o país passou registrar casos de duas doenças próximas da dengue, a chikungunya e zika, que são transmitidas também pelo mesmo mosquito aedes aegypti.
Porém, não há confirmação se os casos registrados na cidade de Patos tem relação com as três doenças. 

De acordo com a corrdenadora de PSF, Luíza Sátiro, o quadro clinica da virose em Patos apresenta febre baixa, hiperemia conjuntival sem secreções e sem coceira, exantema e dores musculares, além de dor de cabeça e frequentes relatos de dor de garganta, tosse e vômito. 
Ainda segundo Luíza,caso alguém esteja com um dos sintomas, é importante procurar um médico para dar início ao tratamento.
Créditos: WSCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.