sexta-feira, 12 de junho de 2015

'Anunciam a morte do PT há 10 anos, mas estamos vivos' diz Dilma no Congresso do PT

O ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff participam na noite de ontem  (11) da abertura oficial do 5º Congresso do PT, que ocorre em Salvador (BA). Penúltimo a discursar, Lula afirmou que "há 10 anos, jornalistas anunciam a morte do PT". Mas ele rebateu que "nós estamos aqui para mostrar que o PT continua vivo e muito preparado para novos rumos". "Machucado sim, mas vivo. De cabeça erguida. Na perspectiva de construir um país muito melhor", complementou.

Em trecho do discurso com críticas à imprensa, Lula alertou que a mídia é o setor da economia que mais dispensa trabalhadores e citou o número de demissões na Folha, no Estadão, na Band e na Editora Abril. "Essa editora que publica a revista mais sórdida deste país teve que entregar parte do seu prédio e vender mais de 20 títulos. Parece que as pessoas não querem ler as mentiras que eles publicam. Essas empresas não são capazes de administrar suas próprias crises", afirmou.

A presidente Dilma Rousseff disse que "esse é o momento para a gente dizer que nós somos um governo que tem a coragem de realizar ajustes e faz isso para sustentabilidade, perenidade e fazer avançar o projeto de mudanças que adotamos desde 2003". "Nós não mudamos de lado, não alteramos o compromisso que temos com o Brasil. Vim aqui lembrar que nosso quarto mandato está apenas no seu início", disse.

Dilma anunciou no evento algumas medidas que seu governo irá anunciar nos próximos dias, como o novo Plano Safra. Ela citou ainda o acordo com a China, destacou a retomada da Petrobras e o novo programa de concessões. A presidente também tratou de índices do seu governo, como os investimentos no programa Mais Médicos, no Fies, no Prouni, no Sisu, no Minha Casa Minha Vida. "Em 2015, teremos 1 milhão de novos universitários chegando às faculdades e universidades", disse. "Vamos lançar no início de agosto, o Minha Casa Minha Vida 3, com mais três milhões de novas moradias", ressaltou.

Abaixo os trechos principais dos discursos:

Dilma Rousseff: "Apressei meu retorno da Europa, para estar presente nessa reunião do meu partido. Esse é o momento para a gente dizer que nós somos um governo que tem a coragem de realizar ajustes e faz isso para sustentabilidade, perenidade e fazer avançar o projeto de mudanças que adotamos desde 2003. Nós não mudamos de lado, não alteramos o compromisso que temos com o Brasil. Vim aqui lembrar que nosso quarto mandato está apenas no seu início. Eu vim para assegurar a cada militante petista que temos uma agenda forte e consistente de medidas que vão garantir a retomada do crescimento e a ascensão do povo brasileiro. Esta nova etapa está apenas começando.

Preciso do PT, dos partidos aliados, dos militantes, dos movimentos sociais. Preciso de vocês ao meu lado. Militantes, não se deixem abater, municiem-se de argumentos de que o Brasil está preso numa paralisia. Por exemplo, falem da Petrobras, a Petrobras organizada. Falem com orgulho da Petrobras, ganhando prêmios. A Petrobras este ano ganhou o Oscar do petróleo, o mais importante prêmio na área de petróleo e gás. A Petrobras bate recordes de produção no pré-sal.

Nos momentos difíceis, é que sabemos com quem podemos contar. Sei que posso contar com o PT. Esse governo não pode prescindir do apoio do PT"

Lula: "Tenho uma dezena de assuntos para conversar com vocês. Confesso preferi junto a alguns companheiros do Instituto escrever o que vou falar para não falar com o fígado, mas com consciência de uma pessoa que tem noção do que está acontecendo no país neste momento. Neste mês de junho, completam-se 10 anos que a imprensa começou a decretar a morte do PT. No dia 19 de junho de 2005, uma revista que era considerada muito importante naquele tempo publicou na capa um desenho do meu rosto se esfarelando, depois fez uma capa com uma estrela do PT se partindo em pedaços. O que aconteceu foi que um ano depois nós vencemos nas urnas e eu fui eleito para o segundo mandato como presidente da República.

Em 2007, um jornalista escreveu um artigo chamado "O Futuro do PT" dizendo que o partido estava mortalmente ferido pelo mensalão. O que aconteceu foi que em 2010 elegemos Dilma presidente e o PT fez as maiores bancadas do Congresso. Em 2013, voltaram a escrever que o PT tinha acabado. Em maio de 2014, um blogueiro falastrão escreveu que o PT começou a morrer. O que aconteceu é que cinco meses depois nós vencemos nas urnas mais uma vez, com Dilma presidente e cinco governadores de Estado.

Há 10 anos, jornalistas anunciam a morte do PT. Mas nós estamos aqui para mostrar que o PT continua vivo e muito preparado para novos rumos. Machucado sim, mas vivo. De cabeça erguida. Na perspectiva de construir um país muito melhor, por maiores que sejam os desafios e por mais difícil que seja a conjuntura política e econômica.

O PT nasceu para ser o porta-voz do futuro. Temos que estar sempre vigilantes, mudando o que precisa mudar. Nessa caminhada, que já dura 35 anos, nós aprendemos que vale a pena sonhar. Temos a obrigação de continuar semeando a esperança, a obrigação de ser o partido que nasceu para mudar a história do país.

Nossos adversários não se conformam com a quarta derrota, tanto que demoraram alguns meses para entender que perderam.

Claro que temos problemas, mas que país não tem. O desemprego subiu um pouco, a inflação subiu um pouco. É verdade, mas ninguém está mais preocupado com isso do que os trabalhadores, a presidente Dilma e o nosso partido. Temos que superar o pessimismo.

Fizeram e continuam fazendo de tudo para destruir os programas de governo que se identificam com o nosso partido. O Bolsa Família não acabou. O Prouni não acabou. O Fies não acabou. O Minha Casa Minha Vida não acabou e vai continuar construindo casas. A Petrobras não quebrou, já se recuperou e voltou a dar lucro"

Rui Falcão, presidente nacional do PT: "Antes de tudo falemos do nosso partido, que mais uma vez está sob ataque. É uma campanha de cerco e aniquilamento. Querem acabar com a nossa raça. Não conseguirão. Mas para tentar nos destruir, vale tudo. Tentam criminalizar. Querem cassar o nosso registro. Perseguem-nos pelas nossas virtudes. Não toleram que pela quarta vez consecutiva que nosso projeto de país tenha sido vitorioso nas urnas.

Querem fazer do PT bode expiatório da corrupção nacional. Não podemos permitir que criminalizem um companheiro do PT, João Vaccari Neto, que está preso sem provas. O PT precisa identificar melhor e enfrentar a maré conservadora em marcha. Devemos desencadear uma reação vigorosa em todo o território nacional.

Não dá para ficarmos passivos, de cabeça baixa, não dá para aceitar que transformem o boato em verdade. Temos que ter coragem também para corrigir rumos. Estamos atravessando um momento de baixo dinamismo da economia brasileira. Precisamos reverter e priorizar a retomada do crescimento econômico, com inclusão social e redução das desigualdades."

Rui Costa, governador da Bahia: "O PT está na alma do povo brasileiro. Mais do que uma sigla, o PT representa o sonho do povo brasileiro por justiça social, por reforma agrária, por igualdade de gênero.; o g. Parabéns à presidente Dilma por anunciar uma agenda de retomada do crescimento."
Créditos: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.