sexta-feira, 16 de outubro de 2015

904 mil vagas de acesso à universidade são criadas por programas do governo em 2015

Fies, ProUni e Sisu oferecem benefícios que possibilitam brasileiros cursarem graduação no País
Três programas de governo têm garantido o ingresso de estudantes em cursos de graduação públicos e privados no País. Seja gratuitamente, por meio de bolsas ou ainda na modalidade de financiamento, foram criadas mais de 904 mil vagas de acesso à universidade somente em 2015, graças a ProUni, Fies e Sisu. Apesar desses programas representarem uma chance no Ensino Superior, cada um tem regras específicas e focos diferentes. 

Mas, na prática, os três funcionam como "políticas sociais" na área de educação. "Alguns dizem por aí que o governo está parado, que o governo deixou de fazer política social, deixou abandonados os programas sociais. É mentira", afirmou a presidenta Dilma Rousseff na quarta-feira (14) durante congresso em São Bernardo (SP). "Por que é mentira? Porque nesse ano de 2015 nós estamos criando quase 1 milhão de novas vagas para os jovens deste País, principalmente os jovens que vêm de família de menor renda, a ter acesso à universidade".

O Programa Universidade para Todos, o ProUni, é o que mais ofereceu chances aos estudantes brasileiros neste ano. Em 2015, o programa – que é dividido em seleções semestrais – ofereceu 329.117 bolsas. Mas, desde 2004, já contemplou 1,7 milhão de estudantes. O sistema do governo federal concede bolsas parciais e integrais a estudantes com renda familiar per capita máxima de três salários mínimos. Segundo o MEC, atualmente, 1.126 instituições privadas de ensino superior têm convênio com o programa. Como contrapartida, as instituições ganham isenção em alguns impostos e tributos.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.